Aprenda A Monitorar Seus Investimentos Nas Redes Sociais

06/jun/17

O Que Significa?

É uma sigla em inglês que significa Key Performance Indicator. Traduzindo para o português; Indicador-Chave de Performance. Que nada mais é uma forma de monitorar e medir como a campanha está rendendo de acordo com os objetivos propostos anteriormente.

Isso Seriam Métricas?

Isso é uma confusão muito comum na publicidade. Na verdade, um KPI não é uma métrica porém uma métrica pode se tornar um KPI, estranho né?

Na verdade, a métrica é apenas um dado a ser medido, diferentemente do KPI que são importantes indicadores para as estratégias.

Se para alguma atividade, você possui uma métrica que é muito importante para o estudo de desempenho de alguma campanha, ela passa a se tornar um KPI, já que esse dado vai te auxiliar na tomada de decisão de estratégia para sua empresa.

Quais Métricas Escolher Como KPI?

Devemos pensar em qual métrica iremos escolher como um KPI. Imagina se você tem uma loja virtual e quer conquistar novos clientes, com certeza a métrica de quanto tempo os clientes passam em seu site não será escolhido como um KPI, não é mesmo?

Além de escolher métricas que sejam relevantes, também devemos escolher dados que possam ser mensurados. Já que o dado necessita estar disponível para poder ser analisado.

A periodicidade da análise de KPI também deve ser algo constante, já que é a partir do monitoramento constante em que serão percebidas quais atitudes dão certo e quais não dão um retorno estimado. Assim, gerando diversos insights.

Temos que ter em mente que os KPI foram feitos para nos auxiliar a fazer escolhas corretas. Não valeria a pena diversos índices interessantíssimos se não nos ajudasse a definir nada.

EXEMPLIFICANDO…

Digamos que possuímos um novo cliente que pretende fazer uma inauguração do seu e-commerce. Para isso, de acordo com o planejamento, foi decidido que em primeiro momento seria feita uma landing page para a captura de novos contatos.

Como monitorar o desempenho da primeira etapa? Bem, podemos iniciar observando a quantidade de acessos a landing page e comparar com a quantidade de leads gerados. Assim, gerando um KPI importantíssimo, a taxa de conversão. Onde será possível determinar quantos porcento dos acessos a landing page foram convertidos.