4 maneiras de trazer mais criatividade e inovação para o e-commerce

09/nov/18

A cultura da criatividade e inovação tem sido uma importante tendência empresarial dos últimos anos e busca renovar as organizações como um todo. Mais do que investir em estratégias digitais e tecnologia, esse novo modelo de trabalho pretende transformar as marcas a partir dos seus conceitos, valores, princípios e missão.

Pensando nisso, listamos 5 dicas de como unir criatividade e inovação para potencializar o sucesso do seu e-commerce. Continue a leitura e confira!

1. Aumente suas parcerias

Quando falamos em parcerias, principalmente pela internet, ainda é comum que os gestores fiquem confusos sobre os resultados gerados. Entretanto, quando essa estratégia é usada de forma adequada, tem enorme potencial para alavancar o seu e-commerce.

Os influenciadores digitais trabalham a partir de uma base fiel de fãs e, mesmo os que possuem uma menor audiência, podem influenciar significativamente o comportamento de compra dos seus seguidores.

Os youtubers ou blogueiros de segmento são os mais indicados para trabalhar uma estratégia criativa e inovadora com nichos específicos de público, aumentando a visibilidade e relevância da sua marca em um determinado círculo de consumidores.

2. Trabalhe com brindes 

Investir em brindes atrativos e relevantes é uma excelente estratégia para conquistar o seu público. Entretanto, para que essa ação tenha um resultado ainda maior, é preciso pensar criativamente no perfil dos seus clientes e nas opções que despertem um maior engajamento.

Uma boa dica é trabalhar com combos de produtos no seu e-commerce, em que ao comprar determinadas ofertas, o cliente ganha algum brinde personalizado. Assim, além de encantar o consumidor, você aumenta as chances de ele finalizar a compra no seu site, mesmo que a concorrência oferece opções mais baratas.

Mas atenção! É preciso pensar em soluções de brindes exclusivos, capazes de encantar e despertar desejo no seu público-alvo. Afinal, de nada adianta distribuir produtos que vão para o lixo em poucos dias.

3. Cuide das redes sociais

As redes sociais podem ser importantes aliadas na busca de estratégias criativas e inovadoras para o seu e-commerce. Essas plataformas são constantemente atualizadas e é possível desenvolver ações realmente atrativas, que melhorem a experiência de compra como um todo.

Para isso, é muito importante contar com uma empresa especialista no assunto, que trabalhe suas redes sociais de forma profissional, eficiente e focada em resultados. Afinal, uma boa comunicação na web faz toda a diferença na hora de estimular o desejo de compra dos seus clientes.

4. Invista em omnichannel

Além de melhorar experiência de compra, o omnichannel, ou multicanal, apresenta uma excelente oportunidade para inovar no atendimento ao cliente, aumentar índices de retenção e, consequentemente, fidelizar e encantar os consumidores.

Essa tendência está relacionada com a flexibilidade oferecida pela empresa para atender, vender e até mesmo se relacionar com os clientes por múltiplos canais. E com o objetivo de não prejudicar a experiência de compra, as informações são cruzadas para que o consumidor tenha a liberdade de mudar de canal no meio da sua jornada.

Para apostar em omnichannel é preciso investir em ferramentas adequadas para o atendimento e capacitação dos profissionais responsáveis pelo relacionamento com o cliente.

5. Faça testes

Uma das dicas mais importantes para trazer mais criatividade e inovação para o seu e-commerce é testar tudo! É importante ter sempre em mente que pequenas mudanças na sua estratégia podem afetar significativamente os resultados e, por isso, tudo precisa ser avaliado.

O teste A/B, que compara os elementos com duas variantes, é uma importante ferramenta para identificar o que está dando certo e o que está dando errado em sua estratégia, otimizando as taxas de conversão do seu e-commerce.

Assim, podemos concluir que o que não faltam são boas dicas para inovar em sua estratégia e atrair os consumidores para o seu e-commerce de forma cada vez mais criativa e eficiente.

Agora que você já sabe como inserir mais criatividade e inovação para a sua empresa, descubra por que não pode ignorar o plano de marketing digital em um e-commerce.