6 ótimas dicas para melhorar a logística do e-commerce

11/dez/18

Quando o assunto é melhorar a logística do ecommerce, conhecer as 6 dicas que separamos para você se tornará um grande diferencial na forma como gere sua loja virtual.

Afinal, o mundo digital não opera da mesma forma que o ambiente físico e você precisa estar atento aos detalhes e nuances que fazem parte dele a fim de obter melhores resultados.

Neste post, você vai entender melhor como tudo isso funciona e a maneira ideal de aprimorar a logística do seu e-commerce. Confira!

1. Preocupe-se com todos os componentes do processo

Não adianta ter um excelente produto se você não pode oferecer um prazo de entrega que seja minimamente razoável, não é mesmo? Da mesma forma, não adianta oferecer bons produtos e rápida entrega se o cliente não consegue se comunicar com você.

Pense, ainda, que é preciso ter um controle eficaz do que entra e sai da sua loja para que você não prometa aquilo que não pode entregar. Imagina se o consumidor realiza a compra de um produto que não tem mais no estoque? Tente, primeiramente, ter uma visão global sobre as coisas para perceber a complexidade do seu e-commerce e geri-lo eficazmente.

2. Tenha previsão de demanda estabelecida

No primeiro tópico, abordamos vários pontos em um só e, agora, é hora de destrinchá-los para que você tenha domínio sobre eles. Utilizando um sistema como o Entreprise Resource Planning (ERP), que permite o planejamento e acompanhamento automatizado da sua gestão, assim como o Warehouse Management System (WMS), você consegue fazer uma previsão correta da demanda estabelecida.

Pense que até mesmo uma planilha no Excel já pode ser o primeiro passo para isso, desde que você cuide dela com afinco e de forma organizada. O importante é não deixar de fazer esse controle da saída de produtos e do que precisa ser comprado a tempo para atender a demanda.

3. Tenha uma estratégia para fornecimento flexível

Muitos empreendedores, seja por comodismo, seja por acreditarem que encontraram o melhor fornecedor, acabam depositando boa parte de sua confiança em uma única empresa.

Na verdade, por mais que você pesquise, sempre estará sujeito a imprevistos e, nessas horas, é importante que tenha outras opções, caso não consiga aquele produto que tanto quer vender no seu e-commerce.

4. Estabeleça uma estratégia de picking de acordo com os produtos campeões de vendas

Se você fez corretamente a previsão de demanda estabelecida, então, já sabe quais os produtos campeões de vendas e o que fazer para ter uma estratégia de picking acertada. 

Picking é nada mais que a separação de produtos do seu estoque para serem disponibilizados para a venda. Sabendo quais são os itens de maior saída, você consegue deixar tudo pronto e preparado para atender os clientes com mais agilidade e satisfazê-los.

5. Contate transportadoras variadas para obter menor preço aliado à qualidade

Da mesma forma que você não precisa depositar toda a sua confiança em um único fornecedor, não existe motivo para se render a uma única transportadora. Pense que o mercado, hoje, oferece ampla gama de serviços de transportação que vão muito além dos Correios, que têm preço competitivo, mas podem ser um problema quando greves ocorrem.

Se pesquisar, verá que é possível unir preço à qualidade, influenciando, até mesmo, os valores dos seus produtos e a satisfação do cliente, melhorando a competitividade do seu próprio negócio.

6. Confira sempre o estoque

Lembra que falamos da importância de utilizar tecnologia ou mesmo uma planilha do Excel para poder fazer uma gestão correta e eficaz do estoque? Pois bem, é por meio dela que você consegue conferir o estoque de forma contínua e ter a certeza de que atenderá a demanda do seu e-commerce.

Nada pior para um negócio, sobretudo hoje, com a facilidade que as pessoas têm para compartilhar informação e opiniões, do que não agradar ao cliente e ver seu nome ser manchado por conta de detalhes que poderiam ter sido mais bem cuidados. Aja estrategicamente e eficazmente para evitar contornar problemas depois.

Se gostou de conhecer essas 6 ótimas dicas para melhorar a logística do ecommerce, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que temos para você.