Aprenda como administrar a sua base de e-mails como um profissional

14/jun/18

O e-mail é uma excelente ferramenta para alimentar o interesse dos clientes e manter vivo o relacionamento entre a empresa e consumidor. Por isso, prestar atenção à base de e-mails é essencial, alinhando o conteúdo ideal para cada usuário da lista.

No entanto, administrar esse recurso nem sempre parece uma tarefa fácil. Afinal, elaborar uma estratégia efetiva de e-mail marketing requer esforço e tempo, não é mesmo?

Pensando nisso, nós selecionamos algumas dicas certeiras para você administrar a sua base de e-mails da melhor forma possível — ou seja, como um profissional. Continue a leitura e saiba mais!

Use ferramentas de automação

Mandar e-mails com mais rapidez, maior visibilidade de métricas e criação de layouts são algumas funcionalidades importantes para sua estratégia. Nesse contexto, surgem as ferramentas de automação, que facilitam o disparo de e-mails e permitem que você acompanhe os resultados de campanhas da empresa.

Investir nesses recursos deixa o dia a dia dos colaboradores e funcionários mais simples e otimizado. O mercado disponibiliza diversas opções para a contratação dessas ferramentas — cabe a você decidir qual delas é a melhor escolha para a sua estratégia.

Segmente a sua base

O e-mail deve ser enviado para as pessoas certas, ou seja, para aquelas que tenham interesse em abri-lo ou queiram saber sobre o assunto. Nada adianta disparar um grande volume de conteúdo se não for direcionado para o público certo. Em uma lista de e-mails, você encontrará diferentes perfis de compra, além dos clientes que preferem um produto ou serviço específico.

Alinhar os diferentes formatos e tipos de conteúdo, de acordo com o cliente, resultará em taxas mais positivas e novas vendas para o seu negócio.

Limpe e-mails inativos

Quando o assunto é e-mail marketing, a qualidade é mais importante que a quantidade. Assim, uma lista extensa com um número alto de endereços inativos aumentará suas taxas de rejeição.

Os usuários que não leem ou não abrem os e-mails são considerados inativos. Por isso, selecionar esses endereços e exclui-los de sua base é a melhor opção.

Envie e-mails personalizados

Os e-mails personalizados são uma excelente escolha na hora de marcar presença na vida do cliente. Em várias ocasiões, você pode utilizar esse recurso para mostrar que valoriza o consumidor e a parceria que ele tem com a empresa.

Por isso, envie e-mails em datas comemorativas, como em aniversários ou feriados ao longo do ano que façam sentido para o cliente. Além disso, invista em ofertas e conteúdos exclusivos, que sejam interessantes para o leitor.

Outra dica é sempre inserir o nome do usuário ao enviar o e-mail. Essa estratégia resulta em uma experiência positiva para o cliente, que vai se sentir mais valorizado e único para a empresa.

Para uma boa administração da base de e-mails, é importante ficar de olho em algumas dicas e estratégias. Com uma ferramenta de automação adequada e listas de segmentação, você enviará e-mails de forma mais prática e personalizada.

Outra coisa que ajudará você a criar uma lista mais limpa e objetiva é excluir aqueles contatos inativos, que não alteram os bons resultados da empresa.

Colocando essas dicas em prática, você terá uma boa administração da base de e-mails e clientes mais satisfeitos.

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