Homem fazendo gestão de tempo

Descubra como uma boa gestão de tempo pode melhorar a sua vida!

16/dez/17

Atualmente, parece que ninguém tem tempo para nada. São tantos compromissos, tarefas, reuniões, e-mails e mensagens que é fácil se sentir sobrecarregado. Todavia, esse acúmulo de afazeres nem sempre se traduz em efetividade ou produtividade — assim, uma boa estratégia de gestão de tempo é o melhor caminho.

Administrar as 24 horas do dia é algo que demanda muita disciplina, principalmente se você é um empreendedor. Nesse caso, é comum o trabalho ultrapassar o horário comercial e adentrar noites e finais de semana, o que deveria ser evitado. Confira essas dicas e comece a desfrutar melhor o tempo ainda hoje!

Passe uma semana cronometrando suas atividades

Antes de qualquer outra ação, é necessário ter um entendimento realista de quanto tempo suas tarefas do dia a dia tomam para serem realizadas. Essa dica, mesmo que trabalhosa para ser colocada em prática, pode determinar o sucesso do seu planejamento.

Use o celular ou um relógio para cronometrar tudo o que acontece durante o curso de um dia — e faça isso durante uma semana completa. Esse exercício pode trazer muitas surpresas e criar uma consciência temporal de todas as atividade vai servir de base para a próxima etapa.

Planeje a semana e leve isso a sério

No domingo, ao fim do dia, quando todos começam a sentir a presença da segunda-feira, pode ser uma boa hora para definir o planejamento semanal. Nesse momento, é importante listar as tarefas de cada dia para a semana que inicia: tempo para reuniões, ligações, projetos, estudos, descanso e lazer — tudo dever ser incluído.

O segredo nessa fase é fazer um esforço para cumprir o que foi definido. Todavia, sabemos que imprevistos acontecem e situações fogem do controle com mais frequência do que gostaríamos. Quando isso ocorrer, é essencial anotar as razões que levaram o planejamento a ser prejudicado, permitindo, dessa forma, melhorias e adequações para a próxima semana.

Saiba delegar e confiar na equipe

Ser um empreendedor frequentemente significa manter um time de funcionários alinhados com os objetivos da empresa. Muitos donos de negócios, por geralmente terem maior interesse e motivação, acumulam tarefas e funções, perdendo a chance de delegar e obter bons resultados dos seus colaboradores e terceiros.

Algumas áreas, como o marketing digital, têm aspectos complexos que necessitam de um acompanhamento profissional — principalmente no caso de e-commerces, que dependem totalmente de estratégias de divulgação online para serem bem sucedidos.

Use a tecnologia ao seu favor

Com o advento dos smartphones e a facilidade do acesso à internet, muitas tarefas do cotidiano ganharam a ajuda de aplicativos e softwares, como quando você precisa dirigir para um local desconhecido, conversar com amigos e também gerir melhor o tempo.

Além do clássico Excel, outras aplicações podem ajudar a planejar e não deixar passar nenhuma tarefa da semana, como o Google Agenda, o Evernote e o Wave. É importante usar a tecnologia sabiamente, principalmente quando ela se torna provedora de distrações em momentos inoportunos — vide as redes sociais.

Realizar uma boa gestão de tempo é essencial para conseguir equilibrar a vida profissional e a pessoal, ganhando em produtividade e qualidade de vida. Gostou de aprender essas dicas? Compartilhe esta postagem nas suas redes sociais e ajude também seus amigos.