Buyer persona ou público-alvo: quem é o seu cliente ideal?

27/abr/18

Com o crescimento constante das estratégias e ferramentas de marketing, termos como buyer persona e público-alvo se tornaram cada vez mais comuns no vocabulário dos gestores e especialistas na área. Mas você sabia que esses conceitos têm significados diferentes?

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra de uma vez por todas o significado de cada termo e como eles podem lhe ajudar a identificar o cliente ideal do seu negócio.

O que é público-alvo?

O conceito de público-alvo está relacionado a uma grande quantidade de pessoas para quem os seus serviços ou produtos podem ser úteis em algum momento. Embora esse grupo se interesse pelo que você tem a oferecer, isso não significa que eles necessariamente se tornarão seus clientes.

A definição de um público-alvo serve para que você identifique um determinado nicho de potenciais clientes no seu mercado de atuação e desenvolva produtos, serviços e ações adequados para ele. Assim é possível aumentar as suas vendas e atuação no segmento de atuação.

Para definir esse público, você precisa levar em consideração informações demográficas, socioeconômicas, além de características comportamentais e hábitos de consumo desse grupo de pessoas.

O que é buyer persona?

Muito mais específico do que o público-alvo, a buyer persona é o retrato daquele que seria o seu cliente ideal. Isso porque, dentro do público-alvo, existem diversos perfis de potenciais clientes e, somente identificando aquele que é mais adequado para o seu negócio, você poderá desenvolver suas campanhas de forma mais estratégica.

Uma persona é um personagem semifictício desenvolvido pelas empresas a partir das características e necessidades de um determinado grupo de pessoas. Com esse perfil traçado é possível identificar e compreender os clientes de forma mais clara e objetiva, criando estratégias ainda mais eficientes.

Ao apostar nesse tipo de ferramenta, a abordagem se torna mais personalizada e humanizada, o que é essencial para atrair, conquistar e fidelizar os seus clientes. A relação entre marca e consumidor deixa de ser simplesmente comercial e se torna também emocional.

Para definir a buyer persona do seu negócio, você vai precisar realizar um trabalho de pesquisa ainda mais detalhado. Além dos dados demográficos e demais informações definidas no público-alvo, é preciso identificar características subjetivas dos seus potenciais clientes, como sonhos, desejos, relacionamentos e estilo de vida.

Como definir o seu cliente ideal?

Apesar de terem focos diferentes, ambos os conceitos podem alterar o posicionamento da sua marca no mercado e, consequentemente, os resultados das campanhas de marketing. Para ter um processo de conversão de vendas ainda mais eficiente é preciso apostar na estratégia que ofereça a melhor qualificação de leads para você.

Para definir quem é o seu cliente ideal é necessário conhecer o seu público em potencial, realizar pesquisas de mercado, coletar dados relevantes sobre esse grupo e analisar todas as informações fornecidas, criando um perfil a ser trabalhado.

Legal, não é? Como você pôde perceber até aqui, essas duas ferramentas são essenciais para desenvolver estratégias ainda mais eficientes para o seu negócio. E, quando trabalhadas juntas, oferecem resultados ainda mais satisfatórios.

Este conteúdo lhe ajudou? Compartilhe em suas redes sociais e mostre que agora você sabe tudo sobre buyer persona e público-alvo do seu negócio.