empresario explicando uma tabela gráfica

Como aumentar as vendas do meu negócio? Conheça nossas 5 dicas!

20/nov/17

Como aumentar as vendas da minha empresa? Essa dúvida está presente no dia a dia de empresários preocupados em obter crescimento e estabilidade para os seus negócios. Manter uma empresa em um mercado competitivo exige criatividade, estudo e muita persistência para se sobressair diante da concorrência.

Neste post, vamos relacionar 5 dicas de como aumentar as vendas e fazer a sua empresa crescer. Boa leitura!

1. Conheça o seu público-alvo

Entender os problemas, as dúvidas e as ambições do público que você quer atingir é o ponto central para definir o tipo de abordagem e a forma com que a sua empresa vai se comunicar. Saber onde esses clientes estão, como se relacionam com a sua marca e quais valores compartilham são questões que também devem ser estudadas.

Para ter sucesso nesse aprendizado, procure desenvolver um processo de imersão: busque pesquisas, reportagens e materiais que apoiem sua percepção. Converse com seus clientes, saiba que programas de TV costumam assistir, que sites e redes sociais acessam, o que consomem diariamente e aonde almejam chegar.

Elaborar uma pesquisa de satisfação sobre as atividades da sua empresa também é uma boa alternativa para conhecer o seu público-alvo. Peça que seus clientes avaliem o atendimento, os processos e os produtos oferecidos por você. Ouvir aquilo que eles têm a dizer pode motivar mudanças importantes na sua empresa.

2. Crie uma loja virtual

Levar o seu negócio para o ambiente digital significa multiplicar o mercado que a sua empresa pode atingir. Isso acontece porque as barreiras de distância ficam menores: seu produto está a um clique do consumidor, aonde quer que ele esteja.

Dessa forma, desenvolver uma loja virtual, também chamada de e-commerce, deve estar na lista de metas para aumentar suas vendas. Para isso, busque apoio profissional. Desenvolver um site de vendas qualificado requer que a plataforma esteja potencializada para ser encontrada pelos serviços de busca, como o Google.

Também é preciso que a loja possua ferramentas de análise do tráfego — dessa forma, você fica sabendo de onde vêm os clientes que acessam o seu site. Assim, o endereço na internet se transformará no centro da estratégia no universo online.

3. Invista em marketing digital

O marketing digital compreende as ações de comunicação realizadas pelas empresas por meios digitais. A partir do desenvolvimento do e-commerce, você pode estabelecer uma estratégia de captação e fidelização de clientes por meio da internet.

As redes sociais também são importantes para estabelecer uma presença online forte. Elas contribuem para estreitar o relacionamento com os consumidores e também podem ser utilizadas na captação de novos clientes.

Redes como o Facebook e o Instagram possuem ferramentas de publicidade avançadas, que permitem a segmentação do público e a definição do investimento diário a ser realizado pela empresa.

4. Monitore os indicadores

“O que não é medido não é gerenciado.” A frase de Robert Kaplan e David Norton, gurus da administração, resume a importância de estabelecer métricas de acompanhamento para os processos da sua empresa.

Na área de vendas, você deve definir quais são os indicadores mais significativos para o seu negócio. Ticket médio, vendas fechadas e custo de aquisição do cliente (CAC) são alguns dos principais índices. Você deve indicar metas periódicas para cada um deles.

A estratégia online também possui diversos indicadores que podem ser monitorados. Dessa forma, suas ações na internet e nas redes sociais também devem ter objetivos claros para serem cumpridos.

5. Aprimore os processos

A partir da medição dos resultados das suas ações você poderá analisar aquilo que trouxe bons frutos e o que precisa ser aprimorado. Para isso, se questione: por que determinado indicador está abaixo da meta?

A partir da resposta, reveja o fluxo do processo e proponha melhorias. Essa metodologia permitirá que sua empresa se desenvolva, fique mais eficiente e, assim, tenha mais sucesso nas vendas.

Agora, você já sabe como aumentar as vendas da sua empresa. Procure inserir essas dicas no dia a dia do seu negócio e você perceberá uma melhora significativa no desempenho.

Para entender um pouco mais da importância de ter uma estratégia online nesse processo, confira o post Marketing digital: por que é importante para a sua empresa?