pessoa ensinando a como criar uma loja virtual

Como criar uma loja virtual: 5 coisas que você precisa saber!

24/nov/17

Estar na internet já se provou uma forma muito eficiente de gerar vendas, tanto que as grandes lojas também estão presentes no mundo online e tem o objetivo de ter uma presença online forte. No entanto, como criar uma loja virtual pode ser um desafio quando não se sabe bem por onde começar.

Para te ajudar criamos um artigo para falar sobre 5 coisas que você precisa saber. Confira!

1. O design do e-commerce é muito importante

Apesar de por vezes ser considerado um mero detalhe, o design do e-commerce faz toda a diferença. Ninguém gosta de ficar em sites que demoram para carregar, são difíceis de navegar ou têm informações em excesso. Tais características podem fazer com que o visitante não passe muito tempo na página e muito menos efetue uma compra.

Algumas técnicas podem fazer toda a diferença. Entre elas estão:

  • escolha adequada de cores;
  • disposição dos menus;
  • organização dos produtos.

Esses detalhes têm impacto direto na conversão. Além disso, os e-commerces também precisam ter design responsivo: ou seja, é essencial que se adaptem às telas de smartphones e tablets, que atualmente são muito usados para todo o tipo de tarefa, incluindo as compras online.

2. Os produtos precisam ser bem descritos e fotografados

Lembre-se que, diferentemente da loja física, no mundo virtual o cliente não tem o produto em mãos e pode sentir receio de comprá-lo. Por isso, descrições completas, com informações relevantes sobre o produto, e fotos de boa qualidade ajudam a loja a vender. No caso das fotos, você pode comprar imagens em bancos de imagens ou criar seu próprio material.

3. A precificação deve ser bem planejada

A forma mais simples de definir os preços dos produtos é analisar os custos de forma global e, em seguida, aumentar um pouco para obter uma margem de lucro, certo? No entanto, em uma loja virtual, outros aspectos precisam ser considerados.

Pessoas que fazem compras online pesquisam bastante (inclusive em comparadores de preço, que encontram os menores valores). Assim, analisar quanto o produto custa no mercado é importante, pois a concorrência pode acabar com as suas chances de venda.

Obviamente, não se pode reduzir os preços dos produtos a ponto de prejudicar a loja. Então, como precificar? É simples: crie um diferencial para se destacar, pensando em algo diferente que atraia o cliente e agregue valor ao produto (lembre-se: valor e preço são duas coisas distintas no marketing digital).

Atualmente, também é possível adotar ferramentas dinâmicas, que aumentam e diminuem os preços dos produtos conforme a necessidade da loja. Essa estratégia funciona como se alguém analisasse diversas características em tempo real para mudar os preços de acordo com o contexto, mas é completamente automatizada.

4. É necessário pensar na logística com cuidado

A logística é outro fator que costuma ser considerado secundário, mas que se não for bem planejada, pode dar muita dor de cabeça. Decisões como o local em que produtos serão armazenados, as embalagens em que eles serão entregues (incluindo as das notas fiscais) e a compra das etiquetas postais (do sistema Sigep Web) são só alguns dos itens a considerar.

Vale ressaltar que o estoque precisa ser constantemente reposto, pois oferecer um produto que não está disponível pode render reclamações, afastar clientes e causar uma reputação ruim — e nada disso é bom para nenhuma loja virtual. O mesmo cuidado vale ao definir o frete, pois prometer entregas em 10 dias e chegar em 13 pode trazer até problemas judiciais.

5. Pode ser melhor fazer apenas um site

Caso você tenha visto todas essas dicas para saber como criar uma loja virtual, mas esteja sentindo que este ainda não é o momento certo, não tem problema: uma alternativa é montar um site apenas para expor os produtos da sua loja. Dessa forma, você faz que mais pessoas conheçam os itens que você vende para que se animem a comprá-los no endereço físico.

Você gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Fale conosco por meio dos comentários!