Como fazer e evitar a falta de previsibilidade de vendas no e-commerce?

07/jun/18

É natural para um e-commerce lidar com altos e baixos. Diante disso, um dos grandes desafios é buscar o equilíbrio entre os momentos de maior e menor volume de vendas.

Essa necessidade exige uma boa estratégia, para que seja capaz de atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, fidelizar os antigos. Para isso, a previsibilidade de vendas é fundamental para uma boa gestão do e-commerce, pois torna mais claro aonde se quer chegar e ajuda a ter um planejamento de vendas mais concreto.

Para mostrar como fazer e evitar a falta de previsibilidade de vendas no e-commerce, listamos uma série de dicas para facilitar e dar mais funcionalidade a esse processo. Continue a leitura para conferir! 

Como lidar com a previsibilidade

Conforme dito, lidar com a previsibilidade exige a elaboração de uma estratégia funcional e que possa trazer resultados consistentes. Para isso, veja alguns dos recursos importantes para atingir esse objetivo:

Inbound Marketing

A base do inbound marketing é entender o comportamento do consumidor. Esses dados são essenciais para criar campanhas cada vez melhores, aumentando o poder da previsibilidade de vendas. Ao deixar de lado o achismo e trabalhar com dados reais, fica muito fácil encontrar o direcionamento correto para gerar o volume de vendas desejado.

Conteúdo 

O conteúdo é um dos principais pilares do Inbound Marketing. Vale frisar que, quando nos referimos a geração de conteúdo, estamos falando em informações de qualidade que serão levadas a um público-alvo específico

Já que o inbound marketing possibilita a coleta de dados, é válido utilizar essas informações para criar um material que possa estar de acordo com os anseios do seu público, aumentando, assim, as chances de conversão.

Geração de tráfego qualificado

Pegando o conceito acima da segmentação, podemos dizer que ela é essencial na busca pela previsibilidade de vendas e também para gerar tráfego de qualidade.

O que de fato importa para o seu e-commerce? Atrair muitos visitantes ou atrair visitantes que realmente vão comprar os seus produtos? O conceito de tráfego qualificado está ligado exatamente a essa segunda opção e, por isso, deve ser trabalhado com ênfase na sua estratégia.

Como evitar a falta de previsibilidade

Um dos grandes segredos para evitar a falta de previsibilidade de vendas está na constante análise interna que deve ser feita no seu negócio. Algumas ferramentas como as métricas de marketing digital são importantes nesse processo, mas há outras que também têm grande relevância. 

Ter um processo de fidelização bem estruturado é um deles. Quando temos um bom volume de vendas, normalmente há vários novos compradores, mas que fazem apenas uma compra e não voltam mais. 

Imagine se, um em período menor de vendas, muitos deles retornassem e fizessem novas compras? É isso que um bom processo de fidelização possibilita. Algumas medidas para isso são o envio de ofertas personalizadas, pós-venda e benefícios em uma segunda compra. 

Como vimos, a previsibilidade de vendas é fundamental para a gestão do seu e-commerce, ajudando a obter resultados melhores. Sendo assim, não deixe de aplicar as dicas apresentadas: elas podem fazer toda a diferença!

Já que falamos em acompanhamento de resultados, que tal se aprofundar no assunto e conhecer as métricas de marketing mais importantes para a sua loja virtual? Basta conferir esse artigo especial sobre o tema!