loja virtual

Entenda como funciona uma loja virtual e por que ter a sua?

07/mar/18

Não é à toa que tanta gente quer entender como funciona uma loja virtual: mesmo em meio à crise, o comércio eletrônico brasileiro cresceu mais de 7% só no primeiro semestre de 2017! Segundo relatório apresentado pela Ebit, uma consultoria especializada no setor, foram mais 21 bilhões de reais de faturamento nos seis primeiros meses do ano passado.

Além de ser uma excelente forma de expandir os negócios que já existem e vender muito mais, apostar em um e-commerce também pode ser a solução perfeita para quem deseja começa a empreender mas não quer investir no aluguel ou na compra de um espaço físico.

Em meio a tantas informações sobre o assunto, porém, nem sempre é fácil decidir por onde começar, não é mesmo? Então, para facilitar a sua vida, compilamos tudo aquilo que você precisa saber para entender como funciona uma loja virtual e se aventurar de uma vez por todas nesse mundo! Confira:

Afinal, como funciona uma loja virtual?

Basicamente, a loja virtual nada mais é do que uma plataforma para comprar produtos ou serviços. Contudo, ao contrário do que acontece nas lojas físicas, todo o seu processo é feito virtualmente, por meio de um computador com acesso à internet.

Mas não se engane! Embora dispense a presença de vendedores a criação de um e-commerce requer um bom planejamento, e pode exigir uma equipe robusta, qualificada e verdadeiramente comprometida com os resultados.

Vejamos, então, alguns dos profissionais que estão por trás de um e-commerce de sucesso e entenda como funciona uma loja virtual!

Desenvolvedor back-end e front-end

Contar com bons desenvolvedores é essencial para o sucesso do negócio. É esse profissional, afinal, que tem plena noção de como funciona uma loja virtual e do que fazer para garantir que o site funcionará perfeitamente.

Enquanto o desenvolvedor front-end é responsável por dar vida ao site e atua em tudo aquilo que interage diretamente com o usuário, o desenvolvedor back-end cuida das regras, da segurança e do banco de dados da página.

Designer

Não há jeito: uma imagem vale mais do que mil palavras. E é justamente por isso que contar com um bom designer é tão importante para o funcionamento de uma loja virtual, em que o contato físico com o produto é substituído por fotos, vídeos e outros recursos visuais.

Muito além de garantir um site bonito, o designer é um dos grandes responsáveis por um site intuitivo e fácil de usar — características fundamentais para fechar a venda e garantir as taxas de conversão.

Analista de marketing digital

Quantas vezes você já foi surpreendido por um anúncio divulgando justamente aquele produto que você tanto desejava? Pois o analista de marketing digital é o grande responsável por isso! É graças a ele que os e-commerces conseguem definir boas estratégias de comunicação, identificar e rastrear os seus clientes, e vender muito mais.

É claro que o trabalho não acaba por aí. Também é necessário cuidar da experiência do usuário, ficar de olho nas métricas, cuidar do estoque e de toda logística de distribuição, além de garantir que o cliente saia sempre satisfeito.

Enfim, é muita coisa, não é? Justamente por isso, para entender como funciona uma loja virtual e abrir o seu próprio negócio muitos empreendedores preferem contar com a ajuda de uma empresa especializada.

Então, se esse também é o seu caso, fique à vontade para entrar em contato com a gente! Ficaremos felizes em ajudá-lo a tirar o seu sonho do papel.