Como o marketing offline deve trabalhar em harmonia com o online?

08/out/18

O digital está cada vez mais em alta, o que tem feito muitos gestores migrarem dos meios de comunicação tradicional em busca de resultados milagrosos. Infelizmente, não é assim que acontece na prática. Afinal, é preciso alinhar as estratégias de marketing offline e online para alcançar um retorno realmente eficiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e aprenda de uma vez por todas como unir o marketing digital com o tradicional, potencializando as suas estratégias.

Defina uma linguagem 

Embora cada ambiente, físico e virtual, tenha suas particularidades e diferenças, é muito importante que exista uma coerência em toda a comunicação realizada com o seu cliente. É preciso se adaptar aos canais sem deixar de alinhar as mensagens e linguagem utilizadas.

Para que isso funcione conforme o esperado, é essencial definir o posicionamento da marca e a essência da mensagem a ser transmitida. A partir disso, será possível criar uma campanha coesa e harmoniosa nas plataformas online e offline.

Faça ações transmídia e crossmedia

Uma eficiente maneira de unir o marketing online e o offline é por meio do uso de técnicas e ferramentas de transmídia e crossmedia. Enquanto o transmídia foca na criação de ações simultâneas, que conversam e se complementam, o crossmedia é a concretização da harmonia entre online e offline, distribuindo conteúdos similares em diferentes canais.

Um adesivo com QR Code que leva o potencial cliente para o site da sua empresa ou um post promocional no Facebook, convidando os fãs a visitarem a loja física com um código de desconto exclusivo são alguns dos exemplos de como as estratégias transmídia podem ser trabalhadas.

Em relação ao crossmedia, podemos citar uma campanha publicitária que transmite uma determinada mensagem em vários canais, como outdoor, redes sociais, televisão e site. 

Conheça o seu público

As pessoas têm comportamentos e interesses muito variados. E para desenvolver uma campanha eficiente e harmoniosa é essencial conhecer o perfil do seu público-alvo, identificar onde ele está e como ele migra entre os canais online e offline.

Por meio de pesquisas de mercado é possível definir qual grupo de clientes prefere os meios tradicionais e quem são os que ficam mais à vontade nas plataformas digitais, facilitando a atração, atendimento e relacionamento cada vez mais personalizado, estimulando o seu consumidor a ter a melhor experiência possível.

Estimule o engajamento

Independentemente dos canais utilizados, as ações de marketing devem ser pensadas para encantar e engajar as pessoas. Por isso, ao alinhar as suas estratégias online e offline é preciso estar atento às melhores formas de manter o seu público interessado.

O uso de gatilhos que relacionem os canais de atendimento físicos e virtuais é uma boa dica para manter o seu público engajado e interessado no conteúdo disponibilizado pelas marcas. É possível estimular o público para curtir as redes sociais, criar sorteios e promoções que os direcionem a loja, entre outras ações criativas que estreitam o relacionamento entre as partes.

Muito bacana, não é mesmo? Como pôde ver neste artigo, o marketing offline e online são complementares e é necessário pensar nisso na hora de elaborar e pôr em prática as suas ações. 

Além de todas as dicas listadas, é importante estar sempre atento à mensuração dos resultados. Afinal, é por meio dela que você será capaz de identificar quais são as estratégias de maior eficiência e potencializar suas ações.

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