Como planejar e fazer ótimas promoções nas principais datas do ano?

04/jul/18

Campanhas especiais em épocas comemorativas alavancam as vendas. Agora pense na vantagem dessa técnica para o e-commerce, que tende a não ter muita previsibilidade no seu ciclo de faturamento. Para que você aproveite a estratégia, potencializando suas conversões, é importante implementar alguns recursos, como fazer promoções e entender bem qual é o seu público.

Neste artigo, falaremos sobre o planejamento de campanhas especiais para impulsionar seus resultados. Afinal, o comércio de modo geral se prepara para essas datas. Descubra como montar o plano ideal para destacar sua loja virtual e conquistar os leads certos, fechando muito mais vendas. Boa leitura!

Entenda como datas especiais movimentam o comércio

Natal, dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados são momentos que algumas pessoas podem tentar fugir do consumismo, mas que realmente ativam a economia do setor terciário. Por isso, grandes marcas criam campanhas para incentivar a celebração dessas datas.

E não é para menos, é nesse período que muitos empreendimentos conseguem sair do vermelho, fazer contratações temporárias e até mesmo aumentar o quadro de funcionários. Para um e-commerce, então, é a chance que alavanca as vendas! Um detalhe importante é pensar no layout do site, pois ele é como a vitrine das lojas e é interessante mostrar que o seu negócio também está em clima de festa.

Planeje com antecedência seu calendário de promoções

Quanto mais cedo você pensar sobre as suas ações, melhor. São muitos detalhes que envolvem uma campanha de promoção em época especial. Se você quer aproveitar ao máximo o desempenho em datas comemorativas, precisa estar preparado com pelo menos um mês de antecedência. Confira alguns passos para otimizar seu planejamento:

  1. crie um calendário anual de festas comemorativas: talvez nem todas as datas sejam interessantes para o seu negócio, então pense com antecedência quais delas você aproveitará;

  2. insira datas especiais: como o aniversário da loja e do seu cliente;

  3. entenda quem é o seu cliente ideal: quais são as suas preferências e maiores objeções de compra;

  4. prepare um atendimento personalizado: em datas especiais, a tendência é que o tráfego aumente e, junto com ele, dúvidas, sugestões e reclamações. Ofereça respostas rápidas, eficientes e atenciosas;

  5. escolha quais produtos ou serviços serão destaque da promoção;

  6. selecione os canais e as estratégias de marketing que serão usados para divulgação da sua campanha;

  7. pense nos diferenciais que você pode oferecer, além de garantir um bom estoque e logística de entrega;

  8. faça um cronograma de ação: com todas as etapas, responsáveis e datas que precisam ser cumpridas;

  9. defina quais as métricas serão adotadas para monitorar suas ações e assegurar resultados de sucesso.

Saiba como fazer promoções usando estratégias digitais

Existem muitas técnicas e recursos para usar em datas comemorativas. Lembre-se de que soluções criativas e inovadoras podem ser simples e com baixo investimento. Uma forma de fazer isso é pensar em como você quer surpreender seu público, oferecendo uma excelente experiência do usuário.

O ambiente virtual tem muitas vantagens, como a segmentação e personalização das mensagens, automação de processos e escalabilidade do atendimento. Combinando ações orgânicas (inbound marketing, por exemplo) com anúncios pagos, você potencializa seus resultados. Algumas ações que você pode investir para atrair sua audiência e aumentar as vendas:

  • cupons de desconto;

  • gamificação;

  • vale-presente;

  • desconto gradual;

  • programa de indicação;

  • frete grátis.

Viu como fazer promoções usando as datas comemorativas para impulsionar o seu e-commerce? Planeje sua estratégia com antecedência, adequando a experiência de acordo com a sua persona. Ofereça uma proposta que vá além dos descontos e também agregue valor, proporcionando informação e entretenimento para sua audiência.

Agora que você já sabe como desenvolver seu calendário com as principais datas para fazer ótimas promoções, confira quais os 5 produtos mais vendidos na internet e alinhe suas estratégias!