Como trabalhar com o marketing de nicho em lojas virtuais?

28/set/18

Se você já ouvir falar em marketing de nicho e ainda não sabe como aplicá-lo nas estratégias da sua loja virtual precisa conhecer os benefícios que essa abordagem pode trazer aos negócios.

Muitos empreendedores — quando ainda estão em fase de desenvolvimento do seu comércio eletrônico ou já colocaram a loja para funcionar, mas ainda não tiveram êxito — podem se perguntar se não estão errando no público escolhido.

Se esse é o seu caso, prossiga com a leitura para aprender com os direcionamentos que apresentaremos a seguir.

Como escolher o nicho?

Primeiramente, antes de escolher, você deve ter clareza de que tipo de negócio quer ter e consegue manter.

Digamos, por exemplo, que já tenha todos os contatos, conhecimento e estrutura necessária para atuar no ramo de artigos esportivos, entregando serviço de qualidade, rápido atendimento e que vai ao encontro dos desejos do consumidor deste nicho. Certamente será mais fácil atuar em uma área que domina do que outra que ainda desconhece.

Em segundo lugar, é necessário avaliar se esse campo em que você atua tem um público ávido por consumi-lo. Talvez o nicho escolhido ainda não esteja pronto para o que você tenha a oferecer ou mesmo não seja assim tão promissor quanto pensa.

Tenha os pés no chão e averígue bem se não está tomando uma decisão importante apenas baseada no que você acha e não no que realmente sabe.  

Qual o melhor setor para trabalhar o marketing de nicho?

Bom, após alertarmos que deve escolher bem o nicho no qual atuará, agora você pode estar se perguntando: então, qual o melhor setor para trabalhar o marketing de nicho? A resposta é a seguinte: aquele que tiver um número elevado de acessórios.

Isso significa que você deve saber trabalhar um mix de produtos dentro do seu ramo mesmo que seja algo bastante específico, como produtos antirrugas. Ofereça variedade ao consumidor e o empodere nas suas escolhas —  a realidade da internet hoje caminha cada vez mais nesse sentido. A seguir vamos explicar uma teoria que te ajudará a entender melhor essa questão. Continue lendo!

Como usar a cauda longa para aumentar as vendas?

A Teoria da Cauda Longa foi desenvolvida por Chris Anderson, editor chefe da revista Wired por mais de 10 anos, e que subverteu a lógica como muitos entendiam o mercado online. 

Por meio de uma experiência empírica com uma plataforma de vendas de música chamada Ecast, foi constatado que o Princípio de Pareto, responsável pela ideia no marketing de que 20% dos seus produtos são responsáveis por 80% das vendas, não se aplica a um contexto no qual as pessoas podem escolher consumir um pouco de cada coisa.

Um exemplo claro disso foi de que à medida que a Ecast oferecia novos gêneros musicais ouvidos por poucas pessoas mais as vendas aumentavam, ou seja, dentro do nicho da música conseguiram ampliar a sua atuação oferecendo muito, mas de um setor restrito. Você pode fazer o mesmo no seu negócio oferecendo muitas opções, porém limitadas a um leque que faça sentido ao público.

Como trabalhar bem os nichos a fim de garantir o sucesso nas vendas?

Para trabalhar bem o nicho escolhido a fim de garantir o sucesso nas vendas, você pode seguir alguns direcionamentos. Abaixo mostramos em linhas gerais:

  • conheça bem seu ramo e tenha certeza de que existe um número suficiente de consumidores interessados capaz de manter o seu negócio;
  • esqueça a ideia de vender muito de um único produto — esse é um fenômeno que acontecia muito no séc. XX e hoje não se aplica mais;
  • quanto mais personalizada for sua relação com o cliente, oferecendo variedade e possibilidades de escolha, mais satisfeito ele poderá estar.

É certo que existe espaço para um número variado de negócios na internet. Todavia, só porque o acesso é amplo não quer dizer que será fácil vender. Utilize com sabedoria as informações que leu para alavancar o seu empreendimento e atingir o sucesso.

Se gostou de saber como trabalhar com o marketing de nicho em lojas virtuais aproveite para nos seguir nas redes sociais e continuar por dentro do melhor conteúdo sobre marketing digital! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.