Contorne as dificuldades e converta a primeira venda no e-commerce

20/jul/18

Se você iniciou seu negócio online agora, deve estar ansioso para fechar a primeira venda no e-commerce. Saiba que você não é o único a experienciar esse desafio, pois qualquer empreendimento recente leva tempo para ser conhecido e conquistar a confiança das pessoas.

Porém, existem algumas ações que podem sim otimizar esse processo e fazer com que o primeiro cliente não demore tanto para chegar.

Nesse post vamos falar sobre diversas estratégias que vão te ajudar a conseguir sua primeira venda. Fique atento às informações a seguir e usufrua delas em seu e-commerce. 

Confira a configuração do site da loja e o fluxo de compra

Não basta você ter excelentes produtos e preços atraentes. Quando falamos de internet é necessário ter um site bem configurado, responsivo e amigável para a navegação do usuário.

O fluxo de compra, desde a procura pelo produto até o pagamento, deve ser intuitivo e funcional, fazendo com que o consumidor se sinta à vontade e com ampla facilidade de acesso. Cuide bem desses quesitos, eles são decisivos para a finalização de uma compra.

Invista nos anúncios pagos: GoogleAds, FaceAds e InstAds

Se o seu comércio eletrônico é novo ou ainda não é conhecido, você precisará investir algum dinheiro em anúncios pagos para atingir um grande número de pessoas mais rapidamente.

Por isso, não hesite em criar uma boa estratégia online utilizando plataformas como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads para ajudar na divulgação da sua loja.

Faça um bom trabalho de SEO nas páginas do e-commerce

Todo site que se preza e quer estar no topo das páginas de resultados do Google e demais motores de pesquisa deve estar atento ao Search Engine Optimization (SEO), que em bom português significa a otimização para mecanismos de busca.

Esse conjunto de técnicas visa tornar sua página mais relevante nas buscas em sites de pesquisa, adequando-a aos parâmetros que eles elegem como essenciais. Com isso, você pode atingir um amplo número de usuários sem ter que pagar por anúncios.

Sabemos que negócios que estão começando podem ter limitações financeiras, então é importantíssimo que você considere essa opção.

Reforce as estratégias de marketing digital

Os dois tópicos anteriores abordam uma questão primordial para o seu comércio eletrônico: o marketing digital. É por meio dele que as pessoas terão consciência da existência do seu negócio e poderão se interessar pelo o que você tem a oferecer.

Porém, tenha em mente que nem sempre os resultados virão da noite para o dia e se valer de estratégias como o marketing de conteúdo, por exemplo, se torna essencial para conquistar o consumidor pouco a pouco até que ele se torne um cliente.

Estude o comportamento, a localização e as preferências do público

A internet, além de oferecer uma facilidade nunca vista antes para conhecer o comportamento de cada usuário individualmente, possibilita ainda localizá-los por região.

Ferramentas de geoprocessamento como o Google Analytics são importantes nas ações de marketing de diversas empresas e você deve saber usar das estatísticas disponíveis para construir sua buyer persona e criar ações focadas nelas.

Fique atento ao preço do frete, ele pode ser uma barreira

Pense também em questões práticas que afetarão diretamente o atendimento ao cliente como o preço do frete dos locais os quais você se comprometerá a fazer a entrega. Não basta ter um site bonito, funcional, adaptado a dispositivos móveis, bons produtos e preços justos, se você não puder cumprir com a entrega.

Uma entrega rápida e de qualidade pode fazer com que você fidelize um cliente e ganhe um evangelizador da sua marca.

Não seja ansioso, os clientes vão chegar!

Nossa dica final é: não seja ansioso. Sabemos que no início as coisas podem ser difíceis mas não as tornem ainda mais complicadas atropelando a jornada de compra do cliente.

Hoje o consumidor está mais empoderado do que nunca e ele não terá paciência para abordagens inoportunas vindas do seu negócio.

Se você gostou de saber como obter êxito na primeira venda no e-commerce, aproveite para entender também em quais são as vantagens de anunciar seu comércio eletrônico no Google Shopping