Curiosidade: saiba quais são os assuntos mais pesquisados no Google

07/maio/19

Se você vem tentando entender melhor o comportamento do usuário e seu impacto na forma de desenvolver o funil de vendas nas ações de marketing digital, então, é essencial que compreenda quais são os assuntos mais pesquisados no Google. É por meio deles que você descobre tendências e pode produzir um conteúdo relevante, que atingirá em cheio o seu público.

Nesse post, vamos explorar alguns dos temas pesquisados e o que eles podem revelar sobre o usuário. Você verá que é possível aproveitar essa informação para agir de forma mais acertada na hora de abordar a clientela on-line. Continue lendo e confira!

Conheça alguns dos assuntos mais pesquisados no Google

Bom, os assuntos mais pesquisados no Google variam de acordo com a época e os acontecimentos relevantes que afetam aquele período de tempo. Tomando como referência o final de 2018, os temas mais procurados foram relativos aos assuntos quentes naquele período. Logo abaixo, vamos destrinchá-los para você. Veja!

Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2018 foi sediada pela primeira vez Rússia, sendo também inédita nessa porção leste do continente europeu. O Brasil, que com certa dificuldade, chegou até às quartas de final, fez com que os torcedores acompanhassem com apreensão os resultados apertados da nossa seleção. Além disso, questões controversas em torno de algumas leis existentes no país também chamaram a atenção nos noticiários e contribuíram para que esse megaevento estivesse no topo das pesquisas.

Como aqui é o chamado “país do futebol”, mesmo após a eliminação do Brasil para a Bélgica por 2 a 1, muitas pessoas continuaram acompanhando a Copa. Diversos itens esportivos foram vendidos, assim como milhares de memes e comentários na internet foram desenvolvidos durante o evento. As ações de marketing que souberam aproveitar esse espírito se saíram bem, de acordo com o clima festivo desse esporte.

Big Brother Brasil 

Mesmo com a internet, a televisão ainda tem um papel importantíssimo nas telecomunicações brasileiras. Programas como o Big Brother Brasil são acompanhados tanto no meio on-line quanto pela tradicional telinha, gerando uma grande audiência e fazendo com o programa esteja nos trends das redes sociais e mecanismos de busca.

Mais ou menos como em um jogo de futebol, há aqueles espectadores que torcem por um determinado participante e acompanham fielmente todo o processo. Esse burburinho do programa — que utiliza técnicas de gamificação para segurar o público — faz com que ele esteja no topo das pesquisas, consequentemente.

Eleições 2018

Não é novidade para ninguém que as últimas eleições presidenciais foram extremamente acirradas. Com os ânimos exaltados e debatendo política quase que 24 horas por dia por meio das redes sociais e aplicativos de conversação, esse tópico foi um trend significativo nos mecanismos de busca. Com isso, sites especializados no assunto tiveram amplo crescimento e bom envolvimento do público, que buscava mais informações sobre todo o processo desse conturbado período.

Saiba relacionar hábitos de consumo aos assuntos pesquisados no Google

Uma das bases do Inbound Marketing é ser capaz de atrair o usuário para depois fisgá-lo. Bem diferente do que era feito tradicionalmente no meio off-line, os interesses do consumidor, hoje, devem ser o norte para qualquer ação de marketing. Por isso, por mais que o que você ofereça não tenha diretamente a ver com os trends, é preciso ter a sabedoria de relacionar esse assunto com o que produz, a fim de trazer a clientela para perto.

Por exemplo, durante as eleições, alguns sites de psicologia aproveitaram para abordar o tema do fanatismo político e conseguiram bons resultados com isso. Apesar do assunto não estar comumente ligado à política, conseguiram produzir conteúdo útil e que tinha apelo em um momento de disputa acirrada entre dois candidatos. 

Utilizar sabiamente os dados que se tem em mãos pode gerar bons resultados. Agora que tem as informações certas, aproveite para aprimorar a forma como você vem lidando com isso, a fim de atingir desdobramentos mais significativos no seu negócio.

Se gostou de saber quais são os assuntos mais pesquisados no Google, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar por dentro do nosso conteúdo!