Custo de aquisição de clientes (CAC): saiba como melhorá-lo

26/nov/18

Você sabe qual o seu custo de aquisição de clientes (CAC)? Sabe como melhorá-lo? A métrica é muito importante para qualquer estratégia de marketing digital, mas muita gente não sabe o que fazer para reduzir os gastos para atração de novos consumidores.

Porém, é mais fácil do que parece: por meio de estratégias simples de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, por exemplo, os seus custos naturalmente se tornarão mais baixos e eficientes.

Leia o nosso artigo abaixo e saiba como você pode reduzir os seus custos, esforços e, mesmo assim, atrair mais clientes para o seu negócio.

Qual a importância do CAC para o seu negócio?

Custo de aquisição de clientes nada mais é do que quanto o seu negócio está investindo para conquistar um novo consumidor. Ou seja, quanto menor esse valor, melhor para as finanças da sua empresa.

O cálculo se baseia na divisão de todos os investimentos somados das áreas de Marketing e Vendas pelo número de clientes conquistados em determinado período. Quanto mais dados e informações você tiver sobre os seus gastos, mais preciso será o valor final.

Portanto, fica evidente a importância do CAC para a tomada de decisões estratégicas no seu negócio. A partir dele, você poderá mensurar o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado para alcançar as metas traçadas.

Quais estratégias podem lhe ajudar?

Existem diversas maneiras de reduzir o seu custo de aquisição de clientes, uma mais difíceis e outras mais simples, mas também eficientes. Abaixo estão três estratégias que vão contribuir para uma maior prospecção de potenciais consumidores por um baixo custo.

Inbound Marketing

O foco dessa estratégia de marketing é impactar leads por meio da produção de um conteúdo relevante sobre determinado tema. Utilizando o conceito de funil de vendas, você atinge o consumidor apenas com o que ele está pronto para receber.

Estudando cada passo do lead, é possível identificar o melhor momento para, por exemplo, abordá-lo com a venda de algum produto. Dessa maneira, você investirá menos e terá um resultado mais eficiente.

Marketing de Conteúdo

Esse é o passo seguinte ao Inbound Marketing. Ao investir em Marketing de Conteúdo e realizar um trabalho de qualidade, você terá em suas mãos um imenso potencial para atração de novos clientes.

Ter um blog, por exemplo, é essencial para essa estratégia. Nele, você vai fornecer o conteúdo relevante para os leads, atraindo potenciais clientes não apenas pelo seu produto, mas sim pela qualidade do seu conteúdo.

Vendarketing

O conceito de “vendarketing” é a união e a troca de informações entre as equipes de Vendas e Marketing. Aproximando duas áreas que geralmente não se comunicam tanto, você terá mais dados e informações sobre o processo de vendas da sua empresa.

Sua estratégia está sendo eficiente?

No marketing digital, todas as estratégias adotadas podem ser analisadas com a maior quantidade de números. Portanto, nunca deixe de avaliar periodicamente quais planos estão funcionando e quais não estão.

Com o CAC não é diferente. Com o número calculado, você terá o valor da sua estratégia em termos financeiros e poderá definir se está sendo eficiente ou precisa melhorar. Sempre fique de olho nos seus dados para que nada saia do seu controle.

Mostramos acima a importância de calcular e monitorar o custo de aquisição de clientes e, o mais importante, quais estratégias utilizar para reduzir os seus gastos e tornar a prospecção de potenciais consumidores mais eficiente.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre essas estratégias relevantes para o seu negócio? Confira o nosso texto sobre a importância do Adwords.