executivo administrando design do site

Design do site: por que você deveria se importar com isso?

18/jan/18

Já não é novidade para ninguém que o e-commerce movimenta bilhões de reais a cada ano e ajuda milhares de empresas brasileiras a aumentarem o seu faturamento. O que muitos empresários ainda não sabem, porém, é que ter uma loja virtual em funcionamento não basta: para lucrar, também é preciso se preocupar com o design do site!

Duvida? Então, pense um pouco sobre as suas próprias experiências. Aposto que já se deparou com um site tão confuso que acabou desistindo de procurar o que desejava, não é mesmo? Pois é! Muito além de um mero recurso estético, o design do site é a maior garantia de que a experiência do usuário será positiva e de que o comprador sairá satisfeito.

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos cinco dicas infalíveis para melhorar o design do site da sua marca. Confira!

Coloque-se no lugar do cliente

Pode parecer óbvio, mas colocar-se no lugar do cliente na hora de definir o funcionamento do seu site é uma das tarefas mais importantes. Antes de partir para o visual, estruture todas as divisões da sua página e organize-as de forma lógica e intuitiva.

Lembre-se: o objetivo é garantir que o consumidor finalize a compra com o menor número de cliques possível! Por isso, nada de esconder as informações em várias subdivisões e dificultar a vida do seu cliente, hein?

Fontes e cores importam

Quando você pensa em uma marca de biquínis, quais cores surgem na sua cabeça? Se você é como a maioria das pessoas, é bem provável que

tenha pensado em cores quentes! Essa é a maior prova de que a paleta de cores e as fontes escolhidas para o seu site fazem toda a diferença.

São elas, afinal, que definirão quais valores o seu cliente associará à sua marca! Uma fonte infantil e uma paleta de cor vibrante, por exemplo, jamais darão credibilidade a uma empresa de engenharia, por exemplo.

 

Capriche nas imagens

Não tem jeito: uma imagem realmente vale mais do que mil palavras! Se você deseja aumentar as vendas da sua loja virtual, invista em fotografias bonitas e em recursos visuais que tornem o produto ou o serviço que está sendo vendido ainda mais tangível.

Imagens de qualidade, abrangendo vários ângulos, e um bom vídeo explicativo podem dar mais segurança ao cliente e aumentar consideravelmente as suas taxas de conversão.

Cuidado com os espaçamentos

Os espaçamentos são um importante recurso na hora de definir o design do site. Se bem utilizados, os espaços ajudam o cliente a ter noção do início e do fim de cada área, conduzem a visão e, ainda, facilitam a leitura dos blocos de textos.

Outra vantagem dos espaços é garantir um visual clean e dar destaque às informações que verdadeiramente importam.

Teste diferentes botões e CTAs

Não é à toa que tantas empresas recorrem a uma agência especializada em e-commerces. São tantos detalhes que, muitas vezes, operacionalizar todos os testes e ajustes necessários se torna uma missão verdadeiramente difícil.

É o que acontece, por exemplo, com as redações utilizadas nos “call to actions” e as cores, formatos e tamanhos dos botões. Embora pareça bobagem, esses pequenos detalhes fazem toda a diferença nas taxas de conversão e, por isso, devem ser cuidadosamente testados na hora de definir o design do site.

Gostou das nossas dicas? Se você quer otimizar ainda mais o design do site da sua empresa e garantir resultados cada vez melhores, entre em contato com a nossa equipe! Ficaremos felizes em ajudá-lo!