Domine os principais canais de aquisição de tráfego orgânico do seu site

12/mar/19

Para qualquer estratégia, apostar todas as suas fichas em um único plano é correr um risco muito grande. No marketing digital, essa situação não é diferente: depender de apenas um canal de aquisição de tráfego é uma tática arriscada e que pode prejudicar severamente os resultados da sua empresa.

Portanto, é preciso encontrar diferentes maneiras de atrair mais — e novos — visitantes ao seu site. A boa notícia, porém, é que a geração de tráfego orgânico para qualquer página pode ser feita de diversas formas e adotando variadas estratégias para alcançar o sucesso.

Quer saber mais? Continue a leitura para entender quais são os principais canais de aquisição de um site, a importância de buscar visitantes por múltiplas plataformas e quais ações você pode tomar para melhorar os resultados do seu negócio. Confira!

Não dependa de apenas um canal de aquisição

Quanto maior for a sua chance de alcançar a atenção do seu consumidor, também será maior a probabilidade de aumentar, por exemplo, a sua taxa de conversão. Dessa forma, fica evidente a importância de apostar em variados canais de aquisição de tráfego orgânico para não arriscar todo o seu planejamento em apenas uma plataforma.

Vamos supor que a maior parte dos seus investimentos para atrair novos clientes é destinada ao e-mail marketing. Qualquer problema na ferramenta, servidor ou outro tipo de defeito técnico pode prejudicar horas e horas de nutrição, por exemplo.

Ao investir em diferentes opções de plataformas de comunicação, além de conseguir expandir o seu alcance, você fortalece a sua presença digital e, consequentemente, amplia as chances do seu negócio prosperar.

Conheça os principais canais de aquisição de tráfego orgânico

Redes Sociais

Promova os seus conteúdos, produtos ou serviços nas redes sociais. Hoje, existem poucas maneiras mais eficientes de se comunicar com seus clientes do que por meio do Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo.

Crie engajamento em sua página, responda com comentários úteis e evite ignorar críticas. Dessa forma, além de fortalecer a presença digital da sua marca, aumentará as chances de gerar tráfego orgânico para o seu site.

E-mail Marketing

Fortaleça os laços com quem já comprou a sua marca. Crie um fluxo de nutrição para garantir que todos os seus clientes continuem por perto e evite a chegada da concorrência.

Com uma estratégia de e-mail marketing, você pode, por exemplo, oferecer produtos e ofertas cada vez mais personalizadas e garantir maior eficiência das suas estratégias.

Produção de conteúdo

Além disso, investir em produção de conteúdo relevante, principalmente ao adotar estratégias de Search Engine Optimization (SEO), para o seu site e/ou blog também é uma maneira eficiente — e barata — de atrair tráfego para a sua página e criar relevância para a sua marca.

Referral

Dados da EMarketer apontaram que, principalmente para pequenos negócios, o referral, ou marketing de indicação, é a maneira mais eficiente de conquistar novos clientes.

Quanto mais satisfeitos os seus clientes estiverem, maiores as chances de indicação, o famoso boca a boca, para que novos usuários passem a consumir a sua marca.

Monitore as suas campanhas para ter sucesso

Outro ponto fundamental para qualquer estratégia funcionar da maneira correta é o monitoramento constante dos dados e métricas gerados. Acompanhe por meio do Google Analytics, por exemplo, quais ações e investimentos estão gerando resultados positivos para a sua empresa e quais precisam ser otimizados.

Dessa forma, você evita que pequenos problemas se tornem dores de cabeça ainda maiores, além de garantir que toda a execução está seguindo o planejamento traçado.

Neste artigo, apresentamos os principais canais de aquisição de tráfego orgânico para o seu site, a importância de investir em múltiplas plataformas de comunicação e como o monitoramento constante da sua estratégia é vital para que o seu planejamento não seja prejudicado.

Gostou do nosso conteúdo? A gente espera que sim! E que tal conferir outro texto em nosso blog e se informar ainda mais sobre a importância que a segmentação de mercado pode ter para o seu negócio?