Gestão de relacionamento com o cliente: como definir os canais de atendimento?

12/jul/18

Realizar uma gestão de relacionamento com o cliente que seja assertiva e realmente traga resultados necessita, antes de tudo, de um entendimento real sobre como definir os melhores canais de atendimento.

Não basta ter presença digital ou escolher diversas formas de comunicação se elas não vão ao encontro dos interesses da clientela. É preciso entender aonde o seu consumidor está e como gostaria de ser atendido.

É pensando nisso e a fim de te ajudar que elaboramos esse post. Continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

Atendimento rápido 

Em tempos digitais, nos quais as pessoas consomem um grande volume de ofertas e de informação em um curto espaço de tempo, é cada vez menos provável que o consumidor tenha paciência de esperar dias, o que dirá meses por uma resposta.

A agilidade no meio online ou mesmo fora dele faz toda a diferença, já que a relação com o tempo hoje é outra. Saber ser o mais veloz e o mais eficiente no atendimento certamente aumentará as suas chances de conquistar e fidelizar o cliente se manter esse trabalho após a compra.

Atendimento humanizado

Não basta atender rápido e com eficiência, é preciso entender as dores do cliente. É muito bom que você possa respondê-lo e apresentar soluções ao que ele solicita, mas melhor ainda é se você realmente se interessar no que ele precisa, a fim de oferecer alternativas ainda melhores.

Digamos que você vende sapatos e o seu cliente quer comprar um tênis para corrida. Em vez de simplesmente enviá-lo à seção de tênis do seu site, você pergunta qual cor prefere, se o tênis é para ele mesmo ou outra pessoa, a fim de averiguar tamanho e outros detalhes.

Se você fizer isso da maneira certa, o consumidor se sentirá valorizado e, em troca, não só comprará, mas poderá desenvolver uma relação de apreço com sua empresa. Pense nisso.

Tratamento personalizado

Quando falamos em venda, sobretudo online, é natural que se envie uma mesma mensagem a um grande volume de pessoas. Porém, você deve estar atento a alguns detalhes, a fim de que o tratamento personalizado esteja garantido nesses diálogos. Algumas formas de fazer isso são:

  • automatizar o e-mail marketing;

  • chamar cada lead ou cliente pelo nome;

  • segmentar a mensagem por grupos de interesses, a fim de tornar a proposta mais assertiva;

  • ter um cuidado especial com quem já comprou, sobretudo aqueles que já estão fidelizados ou em processo de fidelização.

Toda empresa com uma gestão de relacionamento com o cliente exitosa se guia por estratégias como essa. Não abra mão delas e vá mais longe!

Soluções eficientes

Conforme começamos a abordar no tópico sobre atendimento humanizado, é preciso que você enxergue os consumidores para além de números e metas de vendas a serem alcançadas.

Por isso, você deve oferecer aquilo que ele realmente precisa e que nem sempre estará claro no primeiro pedido. Tente realmente ver qual problema seu consumidor está enfrentando e que solução está buscando. Assim, ao resolver essa questão para ele de forma realmente interessada, ele verá o valor de sua empresa e poderá voltar mais vezes, bem como bendizer o seu negócio a outros consumidores.

Em tempos de internet, o posicionamento correto da marca faz toda a diferença. Quem não cuida disso, corre o risco de ter seu negócio mal avaliado pela clientela, o que pode impactar negativamente a empresa por comentários e critérios diversos de avaliação disponíveis no meio online. Evite isso prestando atenção a tudo o que foi dito neste post.

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