Hotsite ou landing page: qual usar para os objetivos do e-commerce?

16/jul/18

Se você já tem um e-commerce ou deseja montar sua loja virtual, provavelmente sabe da importância de ações que alimentem o seu funil de vendas. Afinal, tentar vender para o prospect no primeiro contato, além de assustar o usuário, diminui as chances de conversão. Por isso, o uso de um hotsite ou landing page apoia suas ações e impulsiona as vendas dos produtos.

Entretanto, pode surgir a dúvida sobre qual dos dois recursos usar nas suas estratégias de marketing. Confira, neste post, a diferença entre hotsite e landing page e qual a melhor opção para aumentar o faturamento da sua empresa. Boa leitura!

Qual a diferença entre os dois conceitos?

A landing page, ou página de destino, é uma página que você cria com uma oferta irrecusável para o leitor. Normalmente usada para a captura de dados do prospect usando um formulário, é necessário planejar o que será oferecido em troca das informações fornecidas. Essa estratégia atrai novos leads para a jornada do cliente e auxilia no caminho até a compra.

Já o hotsite é uma ou várias páginas com um domínio próprio — também pode ser usado um subdomínio, desde que esteja fora do e-commerce. Uma das principais diferenças do hotsite é que ele é planejado pensando na experiência do usuário. A ideia é criar uma vivência marcante e que ajude a audiência a se conectar com a marca.

Qual escolher para gerar leads qualificados: hotsite ou landing page?

Assim como você já deve ter percebido, ações para a captação do cliente ideal tem um melhor desenvolvimento com a landing page. Isso porque, ela ajuda a sua buyer persona a seguir os passos que já foram planejados para a conversão.

Além de coletar dados, uma landing page melhora o seu ROI (retorno sobre investimento) ao gerar relacionamento com o público antes da etapa das vendas.

Para usar landing pages nas suas estratégias, escolha um título atrativo para a audiência — a fim de despertar desejo e curiosidade — ou use números e estatísticas.

Invista em uma identidade visual forte e padronizada com sua loja virtual e marca. Lembre-se sempre de inserir um CTA (chamada para ação) que é o que conduzirá o usuário a tomar a decisão que você deseja.

Como definir o melhor formato em campanhas de alto impacto?

No caso de campanhas sazonais, eventos, lançamento de produtos, ofertas e promoções, o mais indicado é a construção de um hotsite. Além de envolver, poder contar uma história e inserir a audiência em uma experiência única e interativa, como os jogos online. Esse formato possibilita a produção de páginas e conteúdos sem prejudicar o tráfego e o SEO do seu domínio.

Viu como é possível potencializar seus resultados usando um hotsite ou landing page? Apesar de serem extremamente eficazes, a escolha do formato ideal acontecerá de acordo com os objetivos estratégicos da sua loja virtual.

Aproveite as vantagens da landing page para ações de branding e nutrição do funil de vendas e use o hotsite para campanhas impactantes e lançamento de produtos.

Se você gostou deste texto e viu como é importante direcionar sua estratégia, entre em contato conosco! Podemos conversar sobre as novidades e resultados de performance que o marketing digital tem a oferecer!