ferramentas importantes para marketing online

Conheça agora 4 benefícios de investir em marketing online

03/jan/18

Lembra-se da última vez em que você passou um dia inteiro sem usar a internet? Pois é, para grande parte da população, dias totalmente offline são contos do passado. Seja por meio dos smartphones, companheiros de toda hora, ou por outros dispositivos de acesso à rede, como laptops e tablets, estamos sempre conectados — e, dessa forma, as empresas também seguem o mesmo caminho ao empregarem estratégias de marketing online.

Um estudo de 2015 mostrou que o brasileiro fica, em média, 3,60 horas por dia conectado à internet pelo celular. Esse número tem grande probabilidade de continuar crescendo, mas isso não é o único motivo para investir em marketing digital. Confira!

multimidia

1. Possibilidades multimídias

Quando uma campanha é realizada em uma mídia tradicional, os formatos dos anúncios devem corresponder às características padrões de cada meio: áudios para rádio, vídeos para TV, imagens para revistas, etc. Todavia, com o online, dado a uma diversidade de canais e aplicações, o anunciante possui uma cartela de opções irrestrita.

Redes sociais, mecanismos de busca, aplicativos, sites de vídeos, blogs: todas essas plataformas fazem da internet um campo fértil em possibilidades para impactar o público.

2. Segmentação avançada

Por meio de cookies, curtidas, pesquisas e outras diversas formas de coleta de dados, o marketing online entrega um alto poder de segmentação. Além de dados demográficos, como idade, sexo, localização e renda, também é possível alcançar pessoas em busca de certos produtos ou com interesses bem específicos.

Outra ferramenta digna de nota é o remarketing. Por meio dela, as empresas podem criar campanhas personalizadas para pessoas que demonstraram interesse em suas marcas. Já notou que, muitas vezes, depois de visitar uma página de um produto, ele parece seguir você por diversos sites na web? Isso é o remarketing em ação.

3. Relacionamento com o cliente

A internet mudou profundamente a forma como as pessoas se comunicam, trazendo velocidade e dinamismo às interações do dia a dia. O advento dos smartphones e aplicativos acentuou esse quadro, refletindo também a forma como empresas se conectam com os seus clientes.

Essa aproximação, mesmo que desafiadora, pode trazer grandes resultados para empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação. Seja por meio das redes sociais, e-mail marketing ou comentários em blogs, engajar o público e criar um canal aberto de diálogo é uma vantagem do digital.

4. Mensuração e controle

Determinar o resultado de uma campanha é uma tarefa importante, independentemente do tipo de mídia. O online, além de possuir diversas métricas baseadas nos objetivos de campanha, também permite um acompanhamento em tempo real da performance, possibilitando mudanças instantâneas sempre que necessário.

Fazer marketing na internet é uma maneira de atingir as pessoas certas no momento certo, usando diversos formatos de anúncios de alto impacto e relevância. O online, todavia, não exclui a importância e valor das mídias tradicionais, sendo, na realidade, mais uma opção valiosa na busca por novos clientes e negócios.

Quer continuar a aprender sobre marketing online e aprofundar seus conhecimentos? Leia sobre a diferença entre e-commerce e marketplace e conheça as vantagens que cada um deles pode oferecer para a sua empresa!