O que significa KPI? Aprenda a monitorar seus investimentos nas redes sociais

06/jun/17

Quando falamos em marketing digital, a mensuração de resultados é essencial para o sucesso de qualquer campanha. Infelizmente, muitos profissionais ainda não sabem o que significa KPI ou como usar essa ferramenta para o desenvolvimento de uma empresa.

No entanto, não se preocupe, pois, neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que significa KPI?

KPI é uma sigla em inglês que significa Key Performance Indicator, também conhecida, em tradução literal para o português, como Indicador-Chave de Performance.

De forma resumida, podemos classificar esses indicadores como ferramentas que auxiliam no monitoramento e na medição do desempenho de uma campanha. Ou seja, mostram se ela está rendendo de acordo com os objetivos propostos anteriormente.

É a partir das informações geradas pelos indicadores, definidos de forma estratégica ainda na fase de planejamento, que os gestores são capazes de acompanhar a evolução das suas ações, focando nas metas reais e evitando distrações com dados irrelevantes.

KPI x métricas: qual a diferença?

Uma dúvida muito comum na publicidade, entre gestores e profissionais dos mais variados segmentos, tem relação com as diferenças entre esses dois importantes objetos de estudo e análise de dados. Podemos resumir assim: um KPI não é uma métrica, porém uma métrica pode se tornar um KPI.

E embora a afirmação acima possa parecer um pouco estranha, a métrica é apenas um dado a ser medido, enquanto o KPI une uma soma de importantes indicadores para as estratégias de marketing de uma empresa.

Se, para alguma atividade, você tem uma métrica que é muito importante para o estudo de desempenho de alguma campanha, ela passa a se tornar um KPI, já que esse dado vai auxiliá-lo na tomada de decisão de estratégia para sua empresa.

Quais métricas escolher como KPI?

Devemos pensar em qual métrica escolheremos como um KPI. Imagine que você tem uma loja virtual e quer conquistar novos clientes. Com certeza, a métrica de quanto tempo os clientes passam em seu site não será escolhida como um KPI, não é mesmo?

Além de escolher aquelas que são relevantes, também devemos selecionar dados que possam ser mensurados, já que eles precisam estar disponíveis para que sejam analisados. A periodicidade da análise de KPI também deve ser algo constante, já que é a partir do monitoramento frequente que serão percebidas quais atitudes dão certo e quais não dão um retorno estimado, gerando, assim, diversos insights.

É preciso ter sempre em mente que os KPIs foram feitos para auxiliar nas decisões estratégicas. E quando falamos em redes sociais, existem diferentes métricas que devem ser analisadas e otimizadas de acordo com o perfil de cada público.

Facebook

A ferramenta de análise do Facebook é chamada de Facebook Insights. Na aba de “informações” da sua página, é possível acompanhar todas as métricas dessa rede social, analisando cada uma delas de acordo com um período específico de atividades.

As principais métricas disponibilizadas são ações na página, visualizações, curtidas, alcance, envolvimento, publicações e pessoas. E, embora a maioria acredite que os “likes” são os indicadores mais importantes, os dados de engajamento costumam mostrar um cenário com maior potencial.

Twitter

O analytics do Twitter pode ser acessado na aba “estatísticas”, que está disponibilizada no perfil. Nela, é possível ver informações gerais sobre número de menções, visitas ao perfil, impressões dos seus tweets, além de identificar o seu post, seguidor e menção de maior destaque.

Para quem busca conhecer mais sobre o perfil do seu consumidor, na aba “públicos”, são disponibilizadas informações importantes sobre os seguidores, como interesses, sexo, idade e até a operadora de celular que utilizam.

Instagram

Embora as métricas do Instagram ainda sejam as mais básicas entre as três redes sociais, nelas, é possível ver as impressões e o alcance das postagens, perfil dos seguidores, visualizações do perfil e cliques no site, caso você tenha um link cadastrado.

Além das informações gerais que são sempre disponibilizadas nas redes sociais, ao investir em anúncios e impulsionamento de postagem, é possível acompanhar o desempenho específico e detalhado desse tipo de ação.

Métricas de vaidade: o que são e como evitar?

Como o próprio nome sugere, as métricas de vaidade são números que servem apenas para inflar o ego. Ao contrário dos KPIs bem definidos e estruturados, esses dados não provam a eficiência do marketing digital ou se as ações contribuíram para a geração de novos negócios.

Se levarmos em consideração que o objetivo de toda empresa é vender algo, seja um produto, seja um serviço, seja, até mesmo, uma ideia, do que adianta ter milhões de seguidores, curtidas e visualizações que não são convertidas em vendas reais?

Uma das principais vantagens do marketing digital é sua capacidade de mensuração eficiente. E, para não desperdiçar essa oportunidade de otimização e crescimento, é essencial contar com uma agência especializada no assunto. Assim, o seu negócio terá todo o suporte necessário no processo de mensuração, evitando métricas enganadoras.

Como os KPIs funcionam na prática?

Digamos que temos um novo cliente que pretende fazer uma inauguração do seu e-commerce. Para isso, de acordo com o planejamento, foi decidido que, em primeiro momento, seria feita uma landing page para a captura de novos contatos.

Como monitorar o desempenho da primeira etapa? Bem, podemos iniciar observando a quantidade de acessos à landing page e comparando com a quantidade de leads gerados, assim, gerando um KPI importantíssimo, a taxa de conversão, pela qual será possível determinar quantos por cento dos acessos à landing page foram convertidos.

Muito bacana, não é mesmo? Como você pode perceber, os KPIs são muito importantes para a análise eficiente de resultados e a otimização de campanhas na web. Por isso, é tão importante conhecer essa ferramenta, identificando as melhores formas de usá-la.

Agora que você já sabe o que significa KPI, confira o nosso próximo artigo e descubra quais são as métricas de marketing mais importantes para o seu negócio.