LinkedIn Live: a nova ferramenta de transmissão online

18/jun/19

Provavelmente você já ouviu falar na maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn. Pois é, a plataforma anunciou em fevereiro deste ano uma novidade incrível para os seus seguidores: o LinkedIn Live. A nova ferramenta permite transmitir vídeos em tempo real para amigos e seguidores. Atualmente, a rede conta com 600 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

A plataforma para transmissões ao vivo já existe em outras redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube. Mas a proposta da rede é alavancar os contatos profissionais nesse ambiente corporativo. Engana-se quem pensa que o tipo de conteúdo compartilhado será igual ao das concorrentes. Ou seja, há algumas restrições para o uso dessa nova ferramenta. Nesse post, vamos abordar essa novidade incrível que pode ser usada como estratégia para os negócios.

Como funciona o LinkedIn Live?

 

Plataforma do LinkedIn Live

O Linkedin é uma rede social diferente que tem como foco o desenvolvimento profissional.Ou seja, ela serve para estreitar laços profissionais entre usuários e empresas. Além disso, você pode enviar currículos, fazer networking, estudar o mercado, etc.

Seguindo a tendência das outras redes sociais, ele resolveu lançar a sua plataforma de transmissão de vídeos ao vivo: LinkedIn Live. De acordo com a rede, o objetivo é oferecer um serviço de streaming com conteúdos relacionados ao mundo profissional. A ideia é que as empresas possam transmitir nessa nova ferramenta eventos oficiais como conferências, cerimônias de premiação, lançamentos de produtos, palestras, seminários, etc. A novidade ainda está em fase de teste e disponível apenas para um número limitado de pessoas. O LinkedIn anunciou que em breve irá disponibilizar um formulário para os usuários que tenham interesse em testar a nova ferramenta.

Com a possibilidade de fazer vídeos e compartilhar em tempo real, a probabilidade de aumentar o engajamento da rede social é bem maior, já que antes a mesma não era tão interativa. Além disso, essa novidade dará mais dinamismo às relações corporativas dentro da rede, permitindo aos profissionais participarem de dinâmicas e enriquecendo o processo empresarial. Dessa forma, a grande diferença da plataforma para as demais é o tipo de conteúdo gerado, com o foco profissional.

Alguns pontos deverão ser levados em conta pelo LinkedIn Live, assim como a rede social, o uso da ferramenta será restrito ao mundo profissional. Sendo assim, o foco será na capacidade de se integrar ao projeto de desenvolvimento pessoal, sem apelo para o foco emocional do usuário; se baseará em cargos, funções e hierarquias. Não será permitido publicar conteúdos privados.

Outra promessa da ferramenta é a interação nos vídeos. Sendo assim, será possível fazer perguntas e comentários em tempo real e, ao criador, moderar o tipo de conteúdo publicado pelos espectadores.
Embora o LinkedIn não confirme o aumento na sua receita com os anúncios de vídeos, as oportunidades de faturamento são muitas. Como, por exemplo, eventos corporativos para assinantes premium, atrações pagas com empreendedores e serviços de transmissão de conteúdo.

Parcerias de sucesso

O novo serviço da rede social profissional é fruto de investimento da Microsoft no mercado de streaming com parceria da Azure Media Services, empresa especializada neste tipo de transmissão. Outras companhias conhecidas em recursos audiovisuais no mercado também entraram no projeto para dar suporte à nova ferramenta.  Afinal, a estrutura técnica é o que fará o usuário ter uma experiência incrível no LinkedIn Live. Conheça abaixo os pontos de cada uma delas.

O Wirecast é um software criado pela Telestream que mescla vídeo e garante a qualidade. Já o Switcher Studio, permite fazer conferências multi-tela com até 9 telas simultaneamente. Para garantir a velocidade da transmissão, a ferramenta contará com o Wowza Media Systems. O sistema permite o streaming em vídeo em qualquer lugar do mundo em menos de três segundos. O Socialive serve para facilitar a criação e transmissão de vídeo no âmbito profissional. A Brandlive é um software que permite gerar vendas, a plataforma ao vivo “one-stop-shop” é ideal para marcas e varejistas.

Sem dúvida, o LinkedIn Live será uma ferramenta de sucesso no âmbito profissional. E você, curioso para testar o novo serviço? Por enquanto, ele ainda não está disponível no Brasil, apenas nos Estados Unidos e na versão para convidados.

Não quer perder nenhuma novidade no mundo dos negócios? Assine nossa newsletter, siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram e fique por dentro de outros conteúdos. Até breve!