Lojas virtuais devem ter blogs corporativos?

29/maio/18

Entender porque lojas virtuais devem ter blogs corporativos é o primeiro passo para você entender a importância do marketing de conteúdo no ambiente digital e por qual razão tem feito tanto sucesso entre os mais diversos tipos de negócio.

Independentemente do que você vende na internet, saiba que é possível produzir conteúdo de qualidade em assuntos que são do interesse do usuário e que se relacionam com o que você faz, agregando valor e o persuadindo pouco a pouco na jornada de compra.

Se você não faz ideia do que estamos falando ou ainda não domina o assunto, continue lendo e aprenda mais!

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é a produção de informação relevante ao seu público de interesse de acordo com o estágio do funil de vendas no qual se encontra. O objetivo é não só trazê-lo para perto de sua marca, mas gerar lucratividade para o seu negócio e a fidelização desses clientes.

Se feito da maneira correta pode alcançar excelentes resultados e a principal via utilizada para isso tem sido os blogs corporativos. Por meio deles você pode criar postagens estratégicas que abordem temas relacionados sobre o que você vende, porém que não mencionem diretamente o seu produto. A ideia é educar o cliente e prepará-lo para a compra oferecendo o que você vende no momento certo.

Quais os benefícios quando aplicado ao e-commerce?

Quando o marketing de conteúdo é aplicado ao e-commerce, ele pode trazer diversos benefícios. Vamos pensar que já que tem fácil acesso à informação e a uma quantidade infindável de ofertas.

Este contexto faz com que ele seja muito mais criterioso e menos impulsivo na hora de comprar, podendo avaliar com mais cautela e fazer uma extensa comparação de preços (inclusive, não faltam sites que fazem isso pelo usuário). 

Assim sendo, alguns dos benefícios diretos do marketing de conteúdo para e-commerce são:

  • despertar o interesse do consumidor pelo que você vende;
  • conscientizar a sua persona sobre a existência da sua marca;
  • atrair o usuário de internet de forma sutil em vez de se valer de anúncios que possam ser invasivos e produzir um efeito contrário no consumidor;
  • informá-lo sobre o seu produto e educá-lo sobre a forma correta de usá-lo, fazendo com que esteja realmente interessado e preparado para a compra;
  • fidelizá-lo ofertando de forma continuada conteúdos de qualidade e que realmente agreguem valor em sua vida ou solucionem sua dor.

Como pode ver, as vantagens não são poucas e todas elas podem ser alcançadas por intermédio de blogs corporativos para lojas virtuais. Se planeje para fazer essa estratégia valer fazendo com que se beneficie dela.

De quais formas posso trabalhar o funil de vendas por meio do marketing de conteúdo?

Como tudo no marketing precisa de planejamento, quando assunto é o conteúdo, não pode ser diferente. Não pense que terminará de ler este post e logo depois começará sua produção atingindo o topo do resultado nas páginas de pesquisa do Google, sendo sucesso absoluto na geração de conteúdo. Não é bem assim!

Antes disso, você precisará se inteirar melhor sobre Search Engine Optimization (SEO) e algumas boas noções de Inbound Marketing para ser eficaz. Todavia, pense nas seguintes questões quando for trabalhar o funil de vendas mediante seu blog corporativo:

  • comumente, em Marketing de Conteúdo, operamos com conteúdos de atração (topo do funil), consideração (meio) e decisão (fundo do funil);
  • é essencial que você conheça sua persona e saiba em qual desses três estágios ela se encontra, a fim de produzir um conteúdo que a atenda;
  • pense que seu negócio pode ter mais de uma persona (e provavelmente terá), portanto, saiba também diversificar nas informações publicadas.

Esses foram apenas alguns dos pontos básicos que você já pode ir pensando no momento de começar a configurar suas estratégias. Quanto mais você dominar esse assunto, melhores resultados poderá atingir.

Se gostou de saber porque lojas virtuais devem ter blogs corporativos, assine nossa newsletter e continue por dentro do melhor conteúdo sobre lojas virtuais!