Naming: o que você deve pensar ao criar o nome de uma marca?

30/abr/19

O processo de construção de uma empresa passa por inúmeras etapas. Uma delas é conhecida como naming, ou seja, a etapa destinada a criar nome de marca; criar uma marca ou produto. Afinal, pouco adianta uma logomarca bonita e eficiente, mas um nome que não seja compatível.

É preciso pensar que é o nome da sua empresa que vai ser falado nas conversas, portanto, testar, repensar, analisar e avaliar as respostas encontradas no processo de naming é essencial para conseguir um resultado satisfatório e, de fato, eficiente.

Ao considerar alguns fatores importantes durante a definição do nome da sua empresa, a tendência é que você consiga uma opção que se encaixe exatamente nos conceitos e valores da sua companhia. Agora, é só continuar a leitura para saber quais são esses pontos e qual a importância do naming para o sucesso de qualquer negócio. Confira!

O que é naming e qual a importância para a sua empresa?

Nos dias de hoje, é cada vez mais importante analisar profundamente cada um dos seus passos, seja para montar uma estratégia de marketing digital, seja para o processo de naming da sua empresa. Afinal, muito do sucesso do seu negócio está relacionado ao nome escolhido para representar a sua companhia.

A tarefa, porém, não é simples: trata-se de conseguir transmitir um significado, conceito, valor ou posicionamento com uma, duas ou três palavras. Analisar o perfil do seu público-alvo, a área de atuação e seus principais concorrentes no mercado é o primeiro passo.

Em seguida, é importante alinhar essa análise com os diferenciais que a sua empresa vai oferecer ao consumidor. Com esses conceitos em mente, fica mais fácil escolher um nome que represente o seu negócio em sua essência.

Como criar uma marca?

Na hora de criar o nome da sua marca, é importante entender como alguns fatores impactam esse processo e precisam ser levados em consideração. Para isso, listamos e detalhamos os principais deles. Confira!

Escolha um nome de pronúncia e escrita fáceis

O seu produto vai ser vendido para qual público? É preciso considerar isso na hora de pensar na escrita e na pronúncia do nome escolhido. Qual o sentido de investir em um conceito de modernidade e utilizar um termo em inglês para clientes que não estão acostumados com a língua estrangeira?

Opte por um nome de fácil memorização

Evite nomes muito complicados e que não sejam fáceis de serem memorizados. Óbvio que muito desse processo de lembrança está na qualidade e nas experiências do consumidor com a sua marca, mas o nome também tem um papel fundamental.

Não utilize siglas complexas

Siglas são um tanto quanto perigosas para definir o nome da sua empresa. Muitas vezes podem acabar prejudicando o seu negócio. Portanto, se for utilizar uma sigla, lembre-se de conferir os significados em diferentes línguas e até mesmo como é o som ao pronunciá-la.

Evite contradições e duplas interpretações

Tente escolher uma opção que não gere nenhum tipo de contradição ou duplo significado. Por isso, é importante testar o nome algumas vezes antes de tomar uma decisão definitiva. Afinal, muitas vezes uma interpretação diferente de algum nome pode passar despercebida por você e a sua equipe.

Verifique se o nome está disponível

Após conferir todos os itens anteriores, outro ponto importante é descobrir se você pode, de fato, utilizar esse nome. Conferir se a opção escolhida não está sendo utilizada por outra empresa garante que o naming da sua marca seja exclusivo e não resulte em problemas judiciais no futuro.

Quais empresas conseguiram seguir esses valores de forma eficiente?

Muitas vezes, o nome escolhido para a marca não precisa ter algum significado. Um exemplo foi a Kodak, criada em 1888 pelo norte-americano George Eastman. O nome da empresa, voltada para produção e comercialização de produtos fotográficos, foi definido apenas pela boa sonoridade e não tem nenhum significado específico.

Ficou claro como criar o nome de uma marca não é uma tarefa simples e exige muito estudo e análise? O naming tem uma forte influência no reconhecimento que a sua marca terá dentro do mercado consumidor.

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