mulher-e-commerce

Plataforma de e-commerce: entenda o que é e qual a sua importância

06/fev/18

Você já ouviu falar de plataforma de e-commerce? Sabe como escolher uma entre as diversas opções do mercado? Caso tenha ficado em dúvida, este post vai esclarecer essas e outras questões sobre o tema.

Vamos elucidar os principais pontos a serem considerados na seleção da plataforma ideal para o seu comércio eletrônico — e ainda mostrar algumas das opções mais eficientes e populares do mercado. Confira!

O que é uma plataforma de e-commerce?

Podemos definir uma plataforma de e-commerce como um centro gerencial no qual podem-se configurar e administrar todas as funcionalidades de uma loja eletrônica. Entre as tarefas realizadas no sistema, estão:

  • inclusão de produtos;
  • definição de preços e promoções;
  • gerenciamento de estoque;
  • criação de páginas e identidade visual;
  • geração de relatórios;
  • otimização para mecanismos de busca.

Essas são algumas possibilidades e recursos de uma plataforma. Dependendo do projeto, muitas outras variáveis podem ser modificadas.

Qual a importância de uma plataforma de e-commerce?

Imagine se você tivesse que criar toda a estrutura de uma loja eletrônica manualmente. Desde o HTML até os códigos de programação que fazem tudo funcionar harmonicamente. Seria necessário um alto investimento financeiro e de tempo.

A principal função desses gerenciadores é justamente a de facilitar a vida do proprietário de um negócio online. Ao entregar recursos automatizados, com funcionalidades pré-definidas e previamente testadas, essa ferramenta elimina boa parte do trabalho para você.

Mesmo que a plataforma não garanta o sucesso de uma loja na web, ela pode se tornar uma grande dor de cabeça quando escolhida erroneamente. Por isso, é bom ficar atento e ter um check-list como guia das funcionalidades que você pode precisar. Vejamos algumas:

  • integração com os principais marketplaces;
  • integração com Google Analytics e Redes Sociais;
  • recursos de marketing digital e automação;
  • recursos avançados de edição e design;
  • integração com trasportadoras;
  • recursos de cross selling.

Como você pode ver, são muitos os fatores a serem considerados nesta etapa do desenvolvimento. Por isso, é aconselhável contar com o suporte de agência especializada.

Quais são as principais plataformas do mercado?

Existem inúmeras opções no mercado, tanto de empresas brasileiras como de fora do país. Confira algumas:

WooCommerce

Certamente uma das plataformas de e-commerce mais usadas no mundo, o WooCommerce é um plug-in de WordPress com grande variedade de recursos e opções de melhorias.

O diferencial dessa plataforma é a possibilidade de instalação de diversas extensões, como MailChimp, Facebook e PayPal.

Magento

Também muito popular globalmente, a Magento entrega recursos avançados com uma infinidade de aplicações e módulos adicionais. Essa plataforma se destaca nos quesitos segurança, SEO, facilidade de customização e integração com outras ferramentas.

Loja Integrada

Uma empresa nacional, a Loja Integrada é uma plataforma rica em recursos e integrações, como Google Adwords, Google Analytics e ferramenta de e-mail marketing.

Lembramos que, além dos benefícios e vantagens de cada opção, é preciso escolher a plataforma que mais se ajuste às necessidades da sua loja. Por isso, é importante planejar o desenvolvimento do seu negócio, fazendo uma previsão de crescimento e mantendo uma visão a longo prazo.

Isso é especialmente importante devido às dificuldades e complicações que podem ser encontradas em uma troca de plataforma. Assim, é melhor escolher algo que vai atender sua empresa por um longo período.

E aí? Gostou de aprender sobre plataforma de e-commerce? Ficou alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Deixe um comentário abaixo!