Quais são os pilares de uma presença online forte?

29/mar/18

Sua marca tem uma presença online forte? A resposta para essa pergunta pode mostrar a atual situação da estratégia de marketing da sua empresa. Afinal, estar na internet envolve diversas frentes de trabalho — e todas elas têm grande importância.

Neste post, vamos falar sobre os pilares exigidos para garantir que um negócio tenha uma atuação relevante na internet, sendo encontrado por consumidores e criando formas de relacionamento com eles. Confira!

Website

O site é a base de uma empresa na internet. Ele é o ponto de partida e chegada de diversas ações de uma marca na web. Dessa forma, é preciso estar atento a algumas exigências para que ele funcione da melhor maneira possível.

O website da sua empresa deve ser responsivo e funcionar bem em qualquer dispositivo, como smartphones e tablets. Além disso, ele precisa ser otimizado para ser encontrado pelo Google quando certas palavras-chave forem usadas nas buscas.

Blog

Um blog corporativo é uma ferramenta fundamental para uma empresa destacar sua presença online. Esse recurso entrega benefícios em áreas significativas: trazendo novos leads e potenciais clientes organicamente e criando laços com o público da empresa.

A dica aqui é manter uma frequência de postagens e trabalhar o conteúdo estrategicamente, buscando a interação com a persona da sua empresa. Assim, recomenda-se criar textos que realmente sejam relevantes para o público da sua marca, respeitando as fases do funil de vendas.

Redes sociais

É difícil falar em presença online sem citar as redes sociais. Afinal, as empresas precisam estar onde as pessoas estão. Portanto, Facebook, Twitter, Instagram e outras redes têm ganhado os holofotes no planejamento de marketing de marcas em todo o mundo.

É preciso escolher as redes que tenham sinergia com o público da sua marca e os produtos e serviços oferecidos por ela. Aqui, também se destaca a grande relevância da criação de conteúdo de qualidade e que traga soluções para a persona.

Campanhas diversas

Para expandir o alcance das ações de uma empresa na web, deve-se considerar o investimento em campanhas — e as opções são muitas.

Podemos começar citando as campanhas de search no Google, conectando consumidores ativamente em busca de uma solução e empresas que a oferecem. Além disso, dentro da própria plataforma do Google, é possível criar campanhas de vídeo no YouTube e de display, mostrando imagens e animações em sites e aplicativos diversos.

As próprias redes sociais devem ser encaradas como um investimento em mídia. Assim, é preciso dedicar uma certa quantia monetária para criação de anúncios e impulsionamento de postagens.

Mensuração

Como você pode ver, ter uma presença online forte é um grande investimento de tempo e trabalho.

Por se tratar de um processo com diversas variáveis, recomenda-se o suporte profissional de uma equipe experiente e preparada para mensurar, analisar e agir de acordo com os resultados e objetivos visados.

Gostou de aprender sobre como ter uma presença online? Ficou alguma dúvida ou quer dar a sua opinião? Deixe um comentário e faça parte da conversa!