Rede Social Para Empresa: Como Possuir Uma Presença Online Forte

01/jun/17

A dúvida é sempre a mesma: Como gerir a rede social para empresa?

Há alguns anos o simples fato de sua marca/empresa estar presente em uma rede social já era um fator de destaque, porém, atualmente, o mercado acompanhou a evolução da maneira em que os usuários utilizam essas redes. Além disso, as próprias redes sociais evoluíram com o tempo, principalmente em questões relacionadas à inserção de publicidade nestas redes.

Atualmente, além de estar presente nas redes sociais, você deve possuir uma estratégia de comunicação bem definida, já que é a partir dela que o seu público irá se interessar pelo seu conteúdo e assim poder gerar o engajamento, fazendo com que sua marca se expanda perante os seus concorrentes.

Bacana. Mas Como Começar?

Assim como o seu negócio, as redes sociais também necessitam de um planejamento. Ou seja, em qual rede social é interessante sua empresa estar inserida?  Será mesmo que seu público está presente no Twitter? Ou até mesmo em locais mais populares como o Facebook ou Instagram?

Definidos os espaços em que a sua empresa estará presente, é chegada a hora de saber qual tipo de conteúdo gerado será interessante para os seus seguidores. Ou seja, será que é interessante para o seu target que você poste algo sobre datas comemorativas não relacionadas ao seu produto/serviço?

Exemplificando; Você possui uma empresa que ofereça um serviço de aluguel de materiais hospitalares e em sua rede social seja postado algo relacionado ao Dia do Mecânico.

Ainda sobre o planejamento, devemos definir qual será o posicionamento da empresa. Será que é interessante manter um tom mais sério ou algo mais informal? Quais datas haverão publicações?

Agora Vamos Falar Um Pouco do Seu Posicionamento…

Quando falamos sobre posicionamento, estamos falando de como a sua empresa irá se portar em um espaço. Se seu público é muito ativo nas redes sociais, a sua marca também deve estar ativa. Com essa identificação entre CLIENTE x MARCA haverá um ganho de engajamento, assim sua marca será ainda mais divulgada, tanto pela rede social quanto pelo próprio usuário.

Nesta nova presença em uma determinada rede social, qual será a pretensão da marca? Será apenas mais um novo meio de contato para seus clientes? Ou será que você vai querer um canal apenas para divulgar a sua marca? E se esse novo meio contato tivesse como objetivo construir uma base de fãs para sua empresa? Sem falar da oportunidade de poder vender seu produto/serviço.

Tudo isso deve ser alinhado, para que assim, possa ser traçado uma estratégia eficiente.

Agora vamos dizer que seu objetivo é divulgar a sua marca dentro do mercado. Após alguns anos a sua marca já se torna conhecida, então por que manter essa estratégia de divulgação de marca? Por que não migrar de posicionamento, começar uma estratégia de vendas, por exemplo? Devemos estar atentos, já que essas metas poderão variar de acordo com o tempo.

Estratégia Alinhada. O Que Postar? Quando Postar?

Após definidas todas as estratégias de posicionamento e em quais redes estar online, outra dúvida bastante comum é: O que postar? Qual horário postar? Postar todos os dias?

Essas dúvidas são bastante comuns. Então vamos tentar resolver algumas delas.

O que sua marca irá postar vai estar totalmente ligado com o qual posicionamento online a sua empresa adotou. Ou seja, se for uma estratégia de venda, as suas postagens terão como objetivo gerar vendas.  Se também houver um posicionamento estratégico para relacionamento, suas postagens poderão ser datas comemorativas ou até mesmo institucionais. Além disso, sua marca pode gerar conteúdo interessante para os seus seguidores, ou seja, se seu público é interessado em esportes, por que não criar algum material relacionado à esportes? Curiosidades?

Lembrados do planejamento? Então, nele teremos um calendário com o que será postado em cada data escolhida. Muitas empresas, tem uma frequência de postagens diária. Ou seja, voltamos novamente para o planejamento. É nele que será definido quais dias e quais horários sairão as publicações.

Não existe um horário nem dias padrões para postagens, já que cada público possui suas características. Para isso, existem ferramentas que facilitam esse estudo. Onde analisam quais horários e quais dias seus seguires estão online.

Como Lidar Com O Feedback?

Após todos esses passos, certamente o seu target começará a interagir com suas redes sociais. E agora? Devo responder tudo? Sim. Mesmo se for algo negativo? Com certeza!

Os clientes sempre serão carentes de atenção e dando isso à eles, com certeza criaremos uma geração de sentimento com a sua marca. Já que ela está interagindo com seus seguidores. Como exemplo, podemos citar o feedback da página do Facebook da Netflix, onde a marca optou por um posicionamento mais informal e tenta responder à todos os comentários de uma maneira descontraída e protegendo seus valores de marca.

E quando comentário é algo negativo à empresa? Neste caso, é super importante para a imagem da marca responder e resolver o problema de algum cliente. Não é nada interessante receber diversas críticas negativas da sua marca em suas redes sociais, já que uma das características da internet é o poder de voz que os clientes possuem.

Também não é recomendado apagar esse comentário, já que o cliente insatisfeito pode voltar a reclamar em sua página e isso poderá ser um problema muito maior, com a participação de outros usuários, fazendo assim, com que uma pequena insatisfação vire uma gigantesca bola de neve. Então, nada de apagar os comentários negativos, certo?

Posicionamento Definido. Chegou A Hora do Monitoramento.

E por último, mas não menos importante, chegamos na parte de monitoramento das redes sociais.

Lembra quando falamos um pouco acima sobre a mudança de estratégia? É justamente para isso em que o monitoramento das redes sociais podem nos ajudar.

Ou seja, através do monitoramento, podemos perceber que atingimos algum e é hora de traçar novas metas. Ou então, percebermos que o posicionamento escolhido não está interessante e assim tentar uma nova abordagem.

Isso também pode ocorrer com as datas e horários escolhidos para as postagens, se percebemos que não há um engajamento satisfatório, é necessário rever as datas e testar novos horários de acordo com o seu público alvo.

 

Quer saber mais dicas e como o marketing digital pode ajudar o seu negócio? Entre em contato com a gente e marque um horário!