Saiba como calcular o ROI e descubra o valor do seu investimento

12/nov/18

Saber como calcular o ROI da sua empresa trará clareza sobre qual o real valor do seu investimento. Se você vem buscando formas de melhorar os seus processos de venda e marketing, mas ainda não tem ideia de como fazê-los, está no lugar certo para acessar as informações e saber isso.

Neste post, você entenderá melhor o que é o ROI, sua fórmula de cálculo, a importância dele no marketing e, até mesmo, como algumas pequenas atitudes te auxiliarão a alcançar resultados mais acertados. Continue lendo e aprenda!

O que é Return of Investment (ROI)?

O Retorno sobre Investimento (ROI), termo originalmente conhecido em inglês como Return of Invesment, é nada mais que um cálculo utilizado para saber quais são os resultados visíveis e práticos alcançados com uma campanha de marketing.

A importância dele está justamente na possibilidade de agir de forma acertada, longe de “achismos” e com comprovações reais de que a sua estratégia de marketing está dando certo ou não.

Porque é importante e quais são os impactos do ROI para o marketing?

O marketing evoluiu muito durante as décadas e a internet é a grande responsável por sua transformação nos últimos anos. Hoje, quando um consumidor está sondando a compra de um determinado produto ou contratação de um serviço, já pesquisou bastante sobre a empresa e aquilo que quer e chega de forma bem mais criteriosa no contato com um empreendimento.

Dessa forma, o ROI ajuda a desenvolver ações precisas, averiguando a quantia gasta na produção da mercadoria, quanto custará a campanha e quais resultados ela precisará alcançar para realmente valer a pena. Prossiga com a leitura, pois, no próximo tópico vamos destrinchar isso melhor para você.

Como calcular e interpretar o ROI?

O cálculo do ROI se dá pela seguinte fórmula:

  • retorno obtido com a campanha, menos o quanto foi investido, dividido por quanto foi investido;
  • você pode então calcular o resultado final por cem a fim de ter a porcentagem.

Agora, vamos a um exemplo prático para que tenha clareza sobre como interpretar o ROI:

  • digamos que o custo de produção de uma mercadoria sua seja R$100,00 e cada uma seja vendida ao cliente por R$250,00;
  • considere agora que você investiu R$1.000,00 em uma campanha;
  • imagine que o resultado obtido tenha sido a venda de 20 peças.

Assim sendo, seu ROI seria: Retorno (20 x 250) – Custo (20 x 100) + 1.000 / Custo (20 x 100) + 1.000 =  (5.000 – 3000) / 3000 = 0,6. Multiplicado por 100, o seu ROI resultaria em 6%.

Isso significa que você obteve essa porcentagem de lucro ao final do processo e seu investimento em marketing valeu a pena, já que o saldo não foi negativo. A base do Retorno sobre Investimento é justamente garantir que ao menos o investimento pague os custos, caso contrário, você estará desperdiçando recursos.

Como otimizar o ROI com atitudes simples no dia a dia?

Existem algumas ações simples que podem ser adotadas no cotidiano da empresa e contribuirão de forma significativa para a melhoria do ROI. As principais delas são:

  • na era digital quem reina é o conteúdo, preze pela qualidade do que você publica e como usa isso para atrair o consumidor;
  • supervisione constantemente o resultado das suas campanhas e ações, só assim será possível saber se realmente está pelo caminho correto;
  • não tenha medo de tentar e tirar dos erros a fim de aprimorar cada vez mais suas estratégias, não existe fórmula nem ideia infalível.

Como pode ver, dominar esse conceito e aplicá-lo na sua empresa para atingir desdobramentos mais expressivos não é nenhum bicho de sete cabeças. Usufrua as informações dadas neste post para alcançar isso da melhor forma.

Se gostou de saber como calcular o ROI e descobrir o valor do seu investimento, aproveite para nos seguir nas redes sociais e continuar por dentro do melhor conteúdo sobre vendas e marketing digital!