Saiba como definir seus objetivos de marketing de maneira realista

03/out/18

Aprender a definir seus objetivos de marketing de maneira realista pode fazer com que você saia de uma abordagem rasa e possa, finalmente, atingir resultados significativos por meio dessa estratégia.

Afinal, qualquer empreendedor minimamente inteirado do contexto atual já tem uma boa noção do quanto a Internet e o marketing digital impactam a forma de gerir e promover negócios, sendo importante que você busque maneiras de se diferenciar.

Se quer aprender como definir seus objetivos de marketing de maneira realista, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

Estude bem o seu mercado

Estudar bem o seu mercado é a chave para fugir de “achismos” e desperdícios de recursos por meio de esforços que não trazem nenhum desdobramento realmente importante para o seu empreendimento.

Essa pesquisa pode ser feita tanto acessando dados gratuitos e confiáveis na Internet quanto contratando uma agência especializada para dar suporte com maior propriedade ou, até mesmo, no contato direto com o seu cliente.

Não vá se esquecer também da concorrência e procure entender por que alguns players do seu nicho têm sido mais bem-sucedidos. Atuando dessa forma, você começa com o pé direito e foge de quaisquer ilusões sobre qual o caminho do sucesso.

Defina um orçamento

Você conhece os recursos disponíveis na sua empresa hoje? Quanto tem em caixa? Qual o capital de giro? Quanto você poderia investir para melhorar o seu marketing? Perguntas como essas o ajudarão a definir um orçamento para realizar os aprimoramentos necessários de uma forma realista, sem que se perca em esperanças vãs.

Por isso, avalie como está a saúde financeira do seu negócio e estipule uma verba que seja realista com a sua atual condição, entendendo sempre que o dinheiro pago para melhorar o posicionamento da sua marca não é um gasto, mas, sim, um investimento. 

Selecione os canais de comunicação e relacionamento

Depois de fazer esse estudo sobre o seu mercado e reconhecer os recursos disponíveis para investimento na sua empresa, chega a hora, então, de selecionar os canais de comunicação e relacionamento com o consumidor. Para entender melhor essa questão, separamos alguns pontos importantes para você. Veja:

  • Você sabe onde o seu público-alvo está e qual o perfil da sua buyer persona?
  • Em quais canais valeria a pena estar para entrar em contato com o consumidor?
  • Você utilizará apenas o meio online como forma de contato ou disponibilizará alguma linha telefônica e atendimento físico também?
  • Seu marketing será estritamente digital ou omnichannel?

A Internet é um oceano e você deve saber não só navegar nele como ter clareza para definir aonde quer ir a fim de encontrar a clientela. Sem isso, poderá agir sem um alvo definido, esforçando-se sem gerar qualquer resultado positivo. Não vá por esse caminho. 

Use metas SMART

Umas das formas mais realistas de se trabalhar seus objetivos de marketing é por meio das metas SMART. A sigla contém cinco palavras que destrincharemos a seguir. Veja:

  • specific (específico): quão mais claro e delimitado for o seu objetivo, mais fácil será alcançá-lo;
  • mensurable (mensurável): você deve sempre medir os resultados ao longo da caminhada para saber se continua indo em direção ao caminho certo;
  • attainable (atingível): tenha um objetivo realista com as condições da sua empresa para não se frustar e gastar mais do que pode;
  • relevant (relevante): qual a razão de esse objetivo ser importante para a sua empresa? Tal questão é de grande motivação, inclusive nas dificuldades;
  • time-based (temporal): subdivida seu objetivo geral em etapas com prazos e cumpra-as, pouco a pouco, até atingir o resultado final.

Sobre o último ponto, vale, ainda, ressaltar que o objetivo final também precisa ter um prazo estipulado ou ficará sempre para “amanhã” ou “quando der”. Evitar esse tipo de situação é essencial para ter os pés no chão e beneficiar-se com as metas SMART.

Como você pode ver, é completamente possível delimitar as suas metas de posicionamento de marca sem se perder em ilusões. Aproveite ao máximo as informações dadas neste post para ir mais longe.

Se gostou de saber como definir seus objetivos de marketing de maneira realista, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que temos para a sua empresa.