Saiba o que são e como aplicar as metas SMART no e-commerce

18/set/18

Entender o que são e como aplicar as metas SMART no e-commerce fará com que você não só se organize melhor em relação aos objetivos que tem para o seu negócio, como te ajudará a desenvolver um planejamento consistente para chegar lá.

Muitos empreendedores ainda agem no escuro sem saber ao certo para onde estão caminhando no ambiente virtual. Sendo assim, desenvolver um plano de ação eficaz se torna um grande diferencial nesse meio.

Se quer descobrir como fazer isso de maneira eficaz, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

O que são? 

Metas SMART, também conhecidas como metas inteligentes, são um plano de ação bem-definido e estruturado que te ajudará a definir seus objetivos e medir os resultados alcançados, a fim de ter certeza de que está no rumo certo.

A sua nomenclatura é, na verdade, uma sigla que encapsula as seguintes palavras:

  • Specific (específico): defina exatamente o que quer, como por exemplo, aumentar a conversão de leads em clientes em 15%;

  • Mesurable (mensurável): saiba de antemão como medirá os resultados, se valendo inclusive de recursos como o Google Analytics;

  • Attainable (alcançável): aumentar a conversão de leads em clientes em 15% é realista para o atual estágio do seu empreendimento? Pense nisso;

  • Relevant (relevante): qual a relevância dessa meta para a empresa? Qual será o diferencial de um número maior de clientes hoje?

  • Time-based (temporal): de maneira realista, estipule em quanto tempo é capaz de realizar essa conversão e mãos à obra!

Como pôde ver, é muito difícil se sentir perdido ou não ter foco usando as metas SMART. Aproveite dessa objetividade para ir mais longe!

Para que serve? 

Em linhas gerais, as metas SMART permitem que você defina o que quer, como irá chegar lá e o que fará para medir os resultados alcançados durante esse processo.

Conforme dizíamos na introdução, muitos empreendedores agem apenas por intuição e noções básicas de marketing, fazendo com que gastem mais tempo e dinheiro para obter desdobramentos que acabam não sendo tão relevantes para a empresa.

Por meio da clareza do método SMART, você não estará a ver navios e poderá, de fato, saber se as suas ações estão dando certo ou não e em que medida. 

Quais são os melhores exemplos? 

Garantir o crescimento do seu e-commerce e a satisfação do cliente não é tarefa fácil e requer estratégia. Por esse motivo, você não deve agir apenas por intuição, mas construir um passo a passo de como atingirá os resultados que precisa para o seu negócio.

Digamos que hoje a taxa de conversão de leads em seu site esteja baixa e você ainda não descobriu o porquê. Decide, então, fazer uma pesquisa de mercado a fim de entender melhor o comportamento do seu consumidor e descobre que a landing page não oferece uma boa experiência ao usuário e, por isso, decide transformá-la. 

Após a mudança, as conversões começam a acontecer, e a partir daí você estabelece algumas metas para o seu negócio. As metas SMART poderiam te ajudar especificando o problema da baixa conversão, mensurando os resultados por meio da pesquisa de mercado, identificando o quão atingível é a busca por mais conversões, demonstrando o quão relevante é resolver esse problema para a empresa e em quanto tempo você seria capaz de fazer isso. 

Como aplicar no e-commerce?

Para aplicar no e-commerce, você precisa, primeiramente, conhecer muito bem o seu negócio e identificar os pontos que precisam ser melhorados. Aí, poderá colocar no papel ou em uma planilha as metas SMART e começar a estipular o que é importante para a empresa naquele momento.

Lembre da importância de acompanhar os resultados e ter os números em mãos para não basear a sua análise em “achismos”. Atuando dessa forma, será fácil se beneficiar de todas as informações que apresentamos neste post.

Como pôde ver, esse método pode trazer excelentes resultados aos negócios. Sendo assim, siga as recomendações para aproveitar o melhor que ele tem a oferecer.

Se gostou de saber o que são e como aplicar as metas SMART no e-commerce, aproveite para aprender como superar as dificuldades e converter a primeira venda em sua loja virtual.