Segmentação de mercado no e-commerce: por que e como trabalhar?

10/maio/18

O comportamento dos consumidores em relação às empresas se transforma constantemente. Os gestores precisam se reinventar e descobrir novas formas de conquistar o seu público de forma mais eficiente. Diante desse cenário, a estratégia de segmentação de mercado no e-commerce é uma das principais receitas do sucesso para um negócio virtual.

Quer saber mais sobre o assunto e se destacar na sua área de atuação? Descubra a seguir por que e como trabalhar com a segmentação de mercado no e-commerce!

Segmentação de mercado

A segmentação de mercado é uma excelente forma das empresas conhecerem o seu público-alvo, a fim de definir e otimizar as suas estratégias de atuação, seja na comunicação com os clientes ou nas ações de marketing. Assim, é possível trabalhar os seus produtos e serviços de acordo com cada perfil interessado.

De uma forma resumida, podemos definir a segmentação de mercado como uma maneira de dividir um público de potenciais consumidores em diferentes grupos. Essa divisão é feita a partir de características, necessidades, preferências, comportamento, hábitos de consumo e desejos das pessoas estudadas.

Com esses dados em mãos é possível orientar todas as campanhas e ações desenvolvidas pela empresa, definindo um ou mais segmentos para serem trabalhados, facilitando a atração e o relacionamento com potenciais clientes.

Tipos de segmentação

A pesquisa de mercado é o principal método para realizar a segmentação. Por meio dela, as empresas conseguem identificar as características que compõe um determinado perfil de compra, definindo cada grupo de consumidores.

Embora as pesquisas sejam essenciais para qualquer tipo de empresa, independentemente da área de atuação, no e-commerce elas ganham uma importância ainda maior. Isso porque a internet tem uma capacidade de alcance muito grande, e a segmentação ajuda a limitar e focar as ações no público certo.

Os principais tipos de segmentação dizem respeito a critérios de comportamento, necessidades, desejos, demografia, estilo de vida, localização, personalidade, realidade socioeconômica, hábitos de compra e relacionamento com as empresas.

E-commerce de nicho

Como falamos anteriormente, por conta do grande alcance das plataformas digitais, a segmentação de mercado no ambiente online se tornou ainda mais essencial. Diante disso, os e-commerces de nicho surgiram como uma forma de oferecer um serviço ainda mais direcionado.

Embora ainda existam muitas empresas que busquem oferecer um vasto mix de produtos para se adequar às expectativas do consumidor, a tendência é que os gestores apostem cada vez mais em uma segmentação ainda mais eficiente, focada nas necessidades de um público específico.

Mais do que realizar uma compra, o público segmentado considera toda a experiência e vivência durante todos o processo. E em um e-commerce, isso pode ser fundamental para criar um diferencial entre o perfil que você pretende atingir.

Com o e-commerce de nicho você pode criar ações mais direcionadas para o seu segmento de atuação, reduzir custos, otimizar o relacionamento com o seu cliente, aumentar a taxa de conversão e fidelização na sua plataforma, além de melhorar o posicionamento da sua marca diante do seu público.

Como você pode perceber, apostar na segmentação de mercado no e-commerce pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, aumentando consideravelmente a eficiência das suas campanhas e ações.

Agora que você já sabe sobre segmentação de mercado, descubra por que você deve investir em marketing online o mais rápido possível!