DEFINIÇÃO DE INBOUND MARKETING

Inbound marketing (também conhecido como marketing de permissão) basicamente é um conjunto de estratégias com objetivo de atrair o interesse dos usuários para sua marca, baseando-se no relacionamento, ao invés da interrupção como ocorre no marketing tradicional.

– Custa 62% menos que o Marketing Tradicional (também chamado de Outbound marketing);

– Com o Inbound Marketing, Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma;

– A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%;

COMO FAZER INBOUND MARKETING?

O foco do inbound marketing é produzir e divulgar conteúdo relevante para o cliente. Existem infinitas formas de se praticar. Veja algumas das diversas formas:

É importante saber quais são seus objetivos e seu público-alvo para escolher as melhores formas de inbound que são necessárias para a sua empresa. Assim, os resultados serão mais assertivos e satisfatórios.

INBOUND MARKETING X OUTBOUND

Agora que você já entende um pouco sobre inbound marketing, é importante também saber a diferença entre inbound x outbound. Assim, você poderá distinguir quais estratégias são mais importantes para a atual situação da sua empresa.

O Outbound se refere ao marketing tradicional, que usa a “interrupção” para se comunicar com seu público. Por exemplo, uma mensagem imposta no meio da revista, o intervalo comercial da TV e até um anúncio avulso no meio do post de um blog.

Vale ressaltar que as duas formas são importantes para a comunicação do seu negócio, por isso é importante fazer um estudo do seu tipo de serviço ou produto para saber quais são as melhores formas de trazer resultados reais para sua marca.

inbound marketing

O PROCESSO DO INBOUND MARKETING

O processo se divide em cinco partes e devemos produzir e entregar o conteúdo ideal, no momento e no local certo. Veja abaixo:

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Para isso acontecer, é importante priorizar e trabalhar os seguintes princípios:

Marketing de Conteúdo

É necessário produzir conteúdo de qualidade para as pessoas certas. Fazer uma pesquisa para definir as personas, público-alvo e qual o tipo de conteúdo será melhor.

Ciclo de Compra

Nessa etapa entra o conhecido funil de conversão, uma espécie de passo a passo até a venda.

Personalização 

O objetivo é personalizar suas publicações e lançamentos. Quanto mais se conhece o seu consumidor, mais assertivo seu conteúdo será.

Estratégia em Multicanais

A comunicação com seu público-alvo pode acontecer em diversos canais, por isso é necessário estudar profundamente onde eles estão. Pesquisando quais canais de comunicação eles mais utilizam (facebook, twitter, blogs), ou quais as palavras-chave são mais pesquisadas no Google, identificamos exatamente quais estratégias utilizar em cada canal.

Interação

Todo conteúdo lançado deve ser medido e mensurado para que a estratégia seja, de fato, eficiente.
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