SXSW 2019: As grandes novidades do maior festival de inovação do planeta.

04/jun/19

A última edição do South by Southwest, o SXSW 2019, foi marcada por grandes palestras e workshops sobre tecnologia, inovação, oportunidades de negócios e debates sobre impactos sociais.

O South by Southwest (SXSW) é um dos mais importantes festivais de tecnologia e economia criativa do mundo. Ele acontece anualmente na cidade de Austin, no estado do Texas (EUA) e reúne empreendedores, investidores e líderes de grandes empresas. Além de políticos e personalidades do cinema e da música. Só para exemplificar, o evento é conhecido por divulgar tendências e já foi palco de lançamento do Uber, Twitter e AirBnB.
Além de ser um evento de proporções mundiais, é uma grande oportunidade de troca cultural e networking com diversas empresas. Sem dúvidas, a oportunidade perfeita para startups lançarem seus projetos e conseguirem investidores.
Neste ano, o festival foi palco de grandes discussões que envolvem política, sustentabilidade, tecnologia, transportes, empoderamento e outros assuntos de extrema relevância. Nesse post, iremos abordar as principais novidades dessa última edição, o SXSW 2019, que ocorreu no mês de março.

Nova era digital: desconfiança e fim da privacidade?


Um dos temas mais comentados na edição do SXSW 2019 foi sobre a privacidade de dados. A segurança digital é um assunto recorrente desde 2018, onde foi anunciado o “o fim do smartphone” e o avanço e popularização das assistentes por voz. Com isso, estamos cada vez mais dependentes da tecnologia. Apesar desse avanço trazer melhorias para nossas vidas, anda gerando desconfiança entre alguns usuários. Isso porque algumas informações que consumimos nem sempre são confiáveis. Afinal, alguns sites acabam obtendo dados pessoais como gostos, hábitos, personalidades e outros. Por isso, a importância em se discutir dados e privacidade no nosso cenário atual, onde ainda há fake news, verdades exageradas e vazamento de informações de algumas instituições. Dessa forma, tudo isso faz com que repensemos o uso da tecnologia e ética nessas plataformas.

Cross reality: a nova abordagem da realidade estendida


Esse ano, a realidade virtual foi um dos temas mais debatidos sobre tecnologia no SXSW 2019. O interesse sobre esse assunto vem atraindo um grande público para palestras e stands do evento. Assim, a curiosidade é em saber como funcionam os bastidores desse tipo de tecnologia que une o digital e físico. O Cross reality vem caminhando para se tornar um tipo de mídia convencional para comerciais, transmissão de esportes e até mesmo revolucionar o cinema. Afinal, é o tipo de mídia que une os dois mundos, proporciona uma experiência única aos usuários e muda a forma como nos comunicamos.

Crescimento dos serviços de assinatura

O aumento do número de serviços por assinatura vem crescendo nos últimos anos. As plataformas de streaming como Netflix e Spotify já fazem parte da nossa vida e estão presentes no mundo inteiro. Grandes empresas como Apple e Disney também entraram na briga pela atenção do público. Afinal, toda essa movimentação requer um investimento massivo em conteúdo. Dessa forma, um grande diferencial é a produção de conteúdo próprio dessas plataformas.

A evolução dos transportes e serviços de delivery

Outro assunto abordado no SXSW 2019 foram os serviços de delivery. Esse tipo de serviço vem se modernizando com o surgimento de aplicativos específicos, que mudam a forma de entrega. Os serviços de compartilhamento continuam sendo criados para facilitar nosso dia a dia e com opções mais baratas para os consumidores. Por fim, as empresas precisam se adequar a esse novo formato para não ficarem para trás.

Empoderamento feminino

Vivemos uma onda de renovação e de representatividade feminina em diversas áreas. O movimento intitulado #MeToo busca dar voz às mudanças de comportamento nos dias atuais para as mulheres, falando de assuntos como assédio e agressão sexual. No festival, foram abordados assuntos como equivalência salarial e a representatividade feminina nas grandes empresas. Uma pesquisa do Linkedin aponta que entre 2008 e 2016 o número de mulheres que ocupam cargos de liderança no setor de tecnologia subiu para 18%. Apesar desse número crescente, o salário ainda é menor e em alguns casos com redução de quase 50%. Em resumo, outros temas abordados foram saúde, bem-estar feminino e mais representatividade em outras áreas como esporte, tecnologia e política.

Gostou de saber mais sobre as novidades incríveis da última edição do SXSW 2019? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais. Mostre aos seus seguidores as principais tendências sobre tecnologia, inovação e negócios.