Vendas pela internet: invista mais em estratégias de pré e pós-compra

14/set/18

Não é segredo para ninguém que o digital tem dominado as atividades do nosso cotidiano, transformando os comportamentos de compra e gerando novas oportunidades de negócios. Mas você sabia que é possível otimizar as vendas pela internet com algumas ações simples?

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo que preparamos para você e descubra de uma vez por todas como as ações de pré e pós-compra ajudam a potencializar os resultados do seu negócio.

Como é possível potencializar as suas vendas pela internet?

Quando falamos em vendas on-line, ainda existe um mito sobre o sucesso estar  relacionado exclusivamente com o site da empresa. Baseado nessa realidade, as estratégias estão cada vez mais focadas nesse tipo de ação, menosprezando as infinitas e eficientes oportunidades do digital.

Ao contrário do que a maioria dos profissionais acredita, é possível trabalhar o relacionamento com os clientes e gerar bons resultados com algumas estratégias simples de pré e pós-venda, que surgem como ações fundamentais para o sucesso de uma loja virtual.

O que são estratégias de pré e pós-compra?

Como você viu, as ações de pré e pós-compra são muito importantes para conquistar boas vendas pela internet. Mas, afinal, o que são essas estratégias e como elas podem ser aplicadas com eficiência no seu negócio?

Embora a pré-venda também possa ser entendida como a comercialização de produtos ou serviços antes do seu lançamento oficial no mercado, para o marketing essa estratégia está relacionada com as ações responsáveis por atrair, qualificar e conduzir um lead até o momento da compra.

Nesse contexto, a estratégia de pré-venda é uma das etapas mais importantes da jornada de compra do consumidor. É definitiva na prospecção de novos clientes, criação de relacionamento duradouro, além da nutrição e preparação para que os visitantes se transformem em leads e, em seguida, sejam fidelizados e gerem lucros para a empresa.

As ações de pós-venda estão relacionadas a todas as atividades e comunicação desenvolvidas após a concretização da compra. Ou seja, em vez de dar adeus aos seus clientes “antigos”, você cria um relacionamento, engaja e cativa os mesmos para viabilizar novas vendas.

Além disso, ao estabelecer um contato com os consumidores após a compra você demonstra interesse e preocupação com a satisfação dos seus clientes, melhora a imagem da empresa diante do seu público e aumenta as chances de fidelização e recomendação.

Como essas ações podem ser aplicadas na prática?

Agora que você já sabe a importância de investir nas estratégias certas para o crescimento das suas vendas pela internet, chegou a hora de colocar essas ideias em ação. Como isso é possível?

Depois de entender quais são os objetivos do seu negócio, é preciso desenvolver um planejamento com as principais ações a serem executadas. No pré-venda é possível trabalhar com conteúdos personalizados, nutrição de leads e oferta de materiais relevantes.

Para o momento do pós-venda, o primeiro e mais importante passo é agradecer ao consumidor pela compra e confiança na sua empresa. Após esse contato inicial, você deve manter o relacionamento solicitando feedbacks e oferecendo brindes e facilidades especiais que o mantenham engajados com a sua marca.

Como você pode perceber, essas estratégias são fundamentais para o sucesso das vendas e o crescimento do seu negócio. E, para alcançar resultados ainda melhores, lembre-se de sempre considerar a satisfação dos seus clientes para aperfeiçoar cada uma das ações implantadas.

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